quarta-feira, 21 de abril de 2010

BR-408: Projeto de duplicação modificado

O projeto de duplicação da BR-408 sofrerá mais uma modificação para atender as exigências da Copa do Mundo de 2014. Serão precisos dois novos viadutos, além dos quatro já programados para a rodovia, um trevo e duas pistas laterais. Juntas, as intervenções somam cerca de dois quilômetros de extensão. Elas serão necessárias para o acesso à Arena da Copa. Os investimentos devem girar em torno de R$ 25 milhões. Como não foi possível fazer um aditivo ao projeto, uma licitação específica para as novas obras foi lançada ontem no Diário Oficial do Estado. A empresa pode ser contratada em até dois meses.

“Um dos acessos principais à Arena será a BR-408. A Fifa (Federação Internacional de Futebol) manda que o escoamento do público que está assistindo ao jogo seja realizado dentro de um tempo determinado. Esses viadutos são para atender a essas exigências”, explicou o diretor de Engenharia e Planejamento do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Francisco de Assis. Segundo ele, os trabalhos correrão de maneira rápida, pois serão realizados em áreas já licenciadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e pela Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH).

As obras de duplicação de 19,7 quilômetros da rodovia - que vai até São Lourenço, onde será construída a Arena da Copa - sofreu diversos imbróglios. Recentemente, foram concluídos os trabalhos de terraplanagem. “Tivemos problemas com licenças de instalação do canteiro, da pedreira e da usina de asfalto. Demorou bastante, mas está começando a sair. As desapropriações em Bicopeba foram resolvidas e a compensação florestal acontecerá na Academia da Polícia Militar de Paudalho”, disse o diretor de Operações e Construções do DER, Luiz Carlos Fernandes. A expectativa é de que o trecho seja concluído até o meio do próximo ano.
No caso do outro lote da BR-408 que sofrerá reforma a situação é mais complicada. Estimada em R$ 179 milhões, a obra havia sido contratada pelo mesmo consórcio responsável pelos trabalhos que passam por São Lourenço, mas uma das empresas eliminadas na licitação entrou com um recurso. Com isso, o processo, que deveria ter sido finalizado em janeiro, segue em aberto. Este trecho, que liga as cidades de Bicopeba e Carpina, fará parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2.

Fonte: Blog do Mário

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