terça-feira, 20 de abril de 2010

Seminários discutem ações para as áreas dos Esportes e da Juventude

A Etapa Regional da III Conferência Estadual de Esportes, nos dias 24 e 25 de abril, no Centro de Convenções, no Recife, e que contará com a presença de autoridades como o Governador Eduardo Campos e o Ministro de Esportes, Orlando Silva, foi o tema do encontro que aconteceu no último domingo (18), em Olinda. O secretário de Cultura, Esportes e Juventude, Adalberto Epaminondas, esteve presente no evento, acompanhado de representantes da secretaria e de membros da sociedade civil. Na pauta, estava toda a temática esportiva nacional, que visa promover um plano decenal de esporte e lazer: 10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais.

Além de São Lourenço, outros municípios da Região Metropolitana, como Paulista, Moreno, Abreu e Lima, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá, Olinda, Recife fizeram parte das atividades democráticas para a escolha das ações e metas que irão nortear o plano nacional de esportes. Também foram eleitos os delegados de cada município participante, que farão parte da Conferência Estadual de Esportes de Pernambuco e, posteriormente, da etapa nacional, que será realizada entre os dias 3 e 6 de junho.

“Mais uma vez, sinto que São Lourenço da Mata está fazendo sua lição de casa corretamente, visando a adquirir conhecimento, espaço e possibilidades de crescimento, vez que irá recepcionar a Copa do Mundo de 2014, herdando com isso, um grande legado em estrutura, oportunidades e desenvolvimento”, disse o secretário. O município elegeu quatorze delegados para a etapa estadual, entre gestores e esportistas do município, possuindo grandes chances de serem eleitos para a fase nacional.

JUVENTUDE - Seguindo a agenda de seminários, o secretário Adalberto Epaminondas participou nos dias 14 e 16 de abril, em Moreno, do I Seminário de Capacitação de Gestores Públicos e Conselheiros de Políticas Públicas de Pernambuco, que debateu o tema “Os Desafios para a Constituição de um Sistema de Política Pública de Juventude”. O evento, que abordou discussões referentes ao controle de Políticas Públicas e ao orçamento de captação de recursos, contou com a participação de 59 gestores, nas esferas municipais, estaduais e nacionais, além de conselheiros de todas as regiões do Estado. A criação e implantação do Fórum de Gestores Públicos de Juventude de Pernambuco também foram um dos assuntos debatidos.

A Região Metropolitana foi representada por três cidades para coordenar o citado órgão, e o Secretário de Juventude de São Lourenço da Mata, Adalberto Epaminondas, foi um dos escolhidos, juntamente com os representantes de Recife e do Cabo. Outro tópico em pauta foi a reativação do Fórum de Gestores de Juventude da Região Metropolitana, estando pré-estabelecida a primeira reunião do fórum metropolitano ainda para o primeiro semestre, em São Lourenço. “Este evento foi de suma importância para as políticas públicas voltadas para os jovens. O Governo do Estado de Pernambuco demonstrou mais uma vez sua preocupação em preparar gestores para representar os jovens em seus municípios”, afirmou o secretário.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário