quinta-feira, 1 de abril de 2010

Pe360graus: Escola sai do papel no Loteamento Constantino

Sunamita Xavier Prudêncio, 8 anos. Moradora de São Lourenço da Mata, no Grande Recife. Caminhava um quilômetro e meio para ir e mais um e meio para voltar da escola. Como ela, as outras crianças chegavam cansadas e o desgaste atrapalhava os estudos.

Essa situação mudou dez meses depois que o calendário do NETV 1ª Edição entrou no assunto. A Prefeitura construiu e inaugurou a escola. Nesta segunda-feira (29), o primeiro dia de aula de Sunamita foi acompanhado pela nossa equipe de reportagem.

A Escola Municipal Doutor Henrique de Queiroz Monteiro virou Escola Criança Esperança. “Ela está linda. É uma felicidade muito grande”, comemorou a moradora Rosilene Pereira. Ela agradece porque era um desejo antigo dos moradores que a comunidade do Loteamento Constantino tivesse uma escola.

Na época da primeira reportagem, Sunamita foi recebida pelo prefeito Ettore Labanca. Ele prometeu construir a escola até o dia 29 de maio de 2009. Mas a escola não ficou pronta e o prefeito foi procurado mais uma vez, prometendo a conclusão da obra para o mês de fevereiro de 2010.

Quando a escola começou a funcionar, nesta segunda, e na sala da terceira série, lá estava Sunamita. “Fiquei muito feliz”, disse. “Agora eles estão com mais energia para estudar”, falou a professora Maria José de Lira.

Sunamita ganhou uma escola nova e a mãe dela, uma profissão. Dona Lúcia Xavier Prudêncio é auxiliar administrativa. Ela faz as matrículas dos novos alunos. “Estou muito feliz. Não só pela minha filha, mas por toda comunidade. E por mim também. Acordar e ir trabalhar é um sonho realizado”, disse.

“A mãe de Sunamita e outros moradores daquela área estão trabalhando na escola. Se eles podem assumir com dignidade o trabalho, nada melhor do que aproveitar as pessoas da própria comunidade”, explicou a vice-prefeita Íris Moura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário