quarta-feira, 28 de abril de 2010

São Lourenço registra nova onda de violência

A fama de ser uma cidade violenta parece persistir em São Lourenço da Mata. O município, localizado a 25 quilômetros do Recife, que registrava no passado pelo menos três assassinatos por dia, volta a ser alvo da criminalidade. Desta vez, com assaltos e arrombamentos, que têm tirado o sossego dos moradores. Nem mesmo os comerciantes escapam da ação das quadrilhas armadas que vêm agindo na área central da cidade. A denúncia de que o município enfrenta uma onda de roubos é da cidadã-repórter Clara Galvão, que postou informações no site do Cidadão Repórter.

"Os assaltos acontecem em plena luz do dia. Há ruas no centro onde os postes de iluminação pública tiveram as lâmpadas quebradas pelas gangues para facilitar o roubo", descreveu a internauta. A cidadã pede providências à polícia, já que o município vai sediar jogos da Copa do Mundo em 2014. "Até lá, vamos penar bastante", disse.

Na terça-feira da semana passada dia 20, véspera do feriado, às 14h, a loja de eletrodomésticos Elektra, onde também funciona um banco de empréstimos, foi invadida por quatro homens armados, que renderam os seguranças e roubaram dinheiro e eletrodomésticos. "Dois dos assaltantes estiveram na loja estudando o movimento pela manhã. À tarde, eles voltaram e fizeram o assalto", contou ontem o gerente do estabelecimento, que pediu o anonimato. Na hora da investida havia cerca de 10 clientes, além dos funcionários. Dois veículos, que foram vistos estacionados no fundo da loja, teria dado cobertura na hora do roubo. A investida contra a Elektra foi gravada pelo circuito interno de segurança do estabelecimento e as imagens já foram repassadas à polícia, mas até agora, os autores do crime ainda não foram presos.

Outro estabelecimento "visitado" por assaltantes foi o Supermecado Todo Dia, localizado na Avenida Francisco Correia, também no centro de São Lourenço da Mata, a 100 metros da delegacia. Lá, os bandidos agiram no fim do expediente. Chegaram pouco depois das 19h, quando a loja ainda estava repleta de clientes. "Eles roubaram os caixas e foram embora", informou o gerente Ezequiel da Silva. O supermercado também gravou as imagens da ocorrência, que já foram repassadas à polícia. "A gente fica sem saber o que fazer, mas graças a Deus, foi apenas um assalto sem vítimas", comentou o gerente da loja, que já foi alvo de assalto duas vezes este ano.

Os moradores da Rua José Maranhão reclamam que as lâmpadas dos postes de iluminação já foram danificados várias vezes pelos bandidos. "Eles quebram as luzes para a rua ficar mais escura e, assim, mais fácil para eles agirem", falou o comerciante Antônio Alves da Silva, 81, dono de um depósito de bebidas. Ele conta que foi obrigado pela violência a trabalhar trancado. "Coloquei grades mais resistentes para dificultar os arrombamentos", desabafou.

A vendedora Fernanda Souza do Nascimento, 30, que reside na Rua 14 no loteamento Parque Capibaribe teve uma surpresa não muito boa na semana passada ao chegar em casa. Depois de um dia exaustivo de trabalho, ela encontrou a porta arrombada. Os ladrões aproveitaram a sua ausência para roubar alguns eletrodomésticos até um computador, recém-comprado pela vendedora. "Fiquei apavorada, quando entrei na sala e não vi a TV e o computador ", lembrou.

Há dois meses na função, a delegada de São Lourenço da Mata, Ana Luiza de Mendonça Fonseca informou que a situação é muito mais grave porque as vítimas não procuram a delegacia para registrar a ocorrência. "As pessoa reclamam nas ruas, mas a gente só pode investigar os crimes que chegam ao nosso conhecimento", explicou. Quanto aos assaltos aos estabelecimentos comerciais, Ana Luiza disse que a polícia já possui pistas dos criminosos, mas não pode dar mais informações para não atrapalhar as investigações. O major José Mário, comandante do 20° Batalhão, informou que o policiamento em São Lourenço da Mata é realizado por meio de viaturas, motos 24 horas. Assim, como a delegada, ele orienta que as vítimas de assaltos procurem registrar o crime no 190 da Polícia Militar ou na delegacia.
.
Fonte: Portal SLNET 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário