segunda-feira, 12 de abril de 2010

MST ocupa engenho em São Lourenço

Subiu para nove, o número de ocupações que o Movimento Sem Terra (MST) realiza em Pernambuco, durante sua jornada conhecida como Abril Vermelho. O número pode subir, já que os dados da noite desse domingo (11), ainda não foram completamente atualizados.

A nova ocupação aconteceu no Engenho Curupati, em São Lourenço da Mata, pertencente à Usina Bulhões. Segundo o departamento de Comunicação do MST, o proprietário com seguranças armados fez ameaças para os manifestantes saírem, o que não aconteceu. Não houve conflito direto. Esta já é a segunda ocupação do MST na mesma usina, nesta jornada. Em 2008, outro engenho foi ocupado.

O MST espera atingir todas as regiões do Estado ainda esta semana. Segundo Jaime Amorim, as ocupações estão acontecendo sem maiores conflitos. "Estamos com dificuldades de contactar nossos companheiros no interior, mas o número certamente aumentou", disse. Esta mobilização, segundo ele, é uma resposta ao desempenho do Incra do Recife e de Petrolina em relação aos assentamentos em Pernambuco. "É o pior ano do órgão desde sua criação. Tivemos apenas 70 famílias assentadas no Estado todo e isso ajudou a aumentar a pressão de articular essa jornada no Estado todo", disse.

No próximo dia 17 deste mês, o MST fará uma mobilização no Recife para homenagear os mortos da chacina ocorrida em Eldorado dos Carajás, em 1996. Estão planejadas passeatas e comícios.

Do JC Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário