terça-feira, 6 de abril de 2010

Começa terceira etapa de vacinação contra a gripe H1N1. No sábado (10), campanha será reforçada

A Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus H1N1 chega a sua terceira etapa e o município de São Lourenço da Mata segue com o programa de imunização que começa a vacinar adultos com idade entre 20 e 29 anos. Junto a esse grupo também continuam sendo imunizadas gestantes, crianças de 6 meses de idade até 2 anos, e pessoas com doenças crônicas. As vacinas podem ser encontradas de segunda a sexta-feira em todos os Postos de Saúde da Família (PSFs).
De acordo com a gerente do Programa de Imunização, Fernanda Carvalho, o grupo de 20 a 29 anos, que começou a ser vacinado nesta segunda-feira (5) merece atenção maior. “Foi esta faixa etária que mais apresentou a doença no ano passado. Então este ano temos que alertar as pessoas para que se vacinem e assim evitem contrair o vírus H1N1”, ressaltou.

A terceira etapa vai até o dia 24 de abril, mas no próximo sábado (10) a Secretaria de Saúde monta um esquema especial de vacinação. “Nós vamos disponibilizar a vacina em todos os PSFs, no PAM, no Aristeu Chaves e no Avenida Dois, das 8h às 16h, para que as pessoas que trabalham durante a semana e ainda não puderam ser vacinadas possam receber a imunização no sábado”, afirmou Fernanda Carvalho.

Na quarta e última etapa da campanha, os idosos com doenças crônicas receberão a vacina. Mas os que não apresentarem esse tipo de doença também devem comparecer aos PSFs. “Os idosos que apresentarem essas doenças irão ser imunizados contra a gripe A e a gripe comum. Já os que não apresentam doenças serão imunizados apenas contra a gripe comum, que terá seu dia D da vacinação em 24 de abril, quando começa essa etapa”, disse Fernanda.

O encerramento da campanha está previsto para o dia 7 de maio, quando o município deverá totalizar 48 mil imunizados.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário