quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Vereador Genildo Machado em defesa do Meio Ambiente repudia a instalação de incinerador do lixo hospitalar em Moreno


O Parlamento Comum da Região Metropolitana do Recife (PCRMR) realizou no dia 04 de agosto, reunião extraordinária do pleno na Câmara Municipal de Moreno, para tratar do tema: Resíduos sólidos hospitalares. Presidindo os trabalhos de mais um polêmico debate o Vereador do Recife e Presidente do PCRMR, Josenildo Sinésio, mostra cada vez mais que o parlamento vem tratando junto aos municípios de temas comuns entre eles com sucesso.

O Vereador Genildo Machado que durante a reunião assumiu em alguns momentos os trabalhos, por ser o secretário geral do PCRMR na ausência do Vereador e Presidente Josenildo Sinésio, comenta que está duplamente preocupado com a instalação do incinerador, pois o local da instalação fica as margens da BR 232 na divisa dos municípios de Moreno e São Lourenço da Mata, próximo ao distrito de Matriz da Luz.

O incinerador que se pretende instalar queima o lixo a mais de 1.000° C. Na chaminé, deve ter um lavador dos gases que se formam com a queima. Devido à grande quantidade de PVC na composição dos resíduos hospitalares, sua queima libera gases cancerígenos que impregnam a atmosfera. Esta lavagem gera uma lama (Porque o gás vem acompanhado de resíduos sólidos altamente tóxicos) que deve ser encaminhada a um aterro classe I.

Fica a pergunta: Aonde temos em Pernambuco tal aterro?

Como podemos observar os danos são muitos, começando por problemas respiratórios nas pessoas que moram na vizinhança do empreendimento incluindo os moradores de Matriz da Luz e causando danos irrecuperáveis ao meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário