segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Semana da pessoa com deficiência será marcada por eventos em São Lourenço da Mata

Conviver com as diferenças em ambientes sociais geralmente não é tarefa fácil. E quando o assunto chega aos portadores de necessidades especiais, a igualdade parece ainda mais distante. A falta de acessibilidade nas ruas e o insistente preconceito são obstáculos presentes no cotidiano dessas pessoas. Mas para diminuir as dificuldades e promover uma maior conscientização dos jovens, a Secretaria de Educação realiza ações para celebrar a Semana da Pessoa com Deficiência, com início nessa segunda-feira (26). Até a sexta-feira (28), ações escolares, dia de recreação e sessão de cinema marcam a semana.

Dentro das escolas municipais, os alunos recebem orientações sobre como tratar os portadores de necessidades especiais. Para a secretária adjunta de Educação Rosane Santana, a ação visa promover a igualdade entre os estudantes. “Esse programa didático é importante para vencer o preconceito que se tem com os alunos portadores de deficiência”, explicou.

Atualmente, a rede municipal conta com cinco turmas para alunos especiais, que totalizam quarenta. Todos eles ganharão um dia de recreação exclusivo no Codai Centro, nesta quarta-feira (26). Palhaços, pipoqueiros, camas elásticas e outras brincadeiras marcarão a data que promete diversão a vontade para os alunos especiais.

Ainda durante a semana, eles irão participar de uma sessão de cinema no Cine Royal e poderão ser acompanhados pelos seus familiares. Além disso, ao longo desta semana também serão oferecidos serviços de saúde como vacinação contra a rubéola, aferição de pressão, e exames para verificar a taxa de glicose, em uma parceria da Secretaria Estadual e Municipal de Saúde.

Fonte:Prefeitura de São Lourenço da Mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário