sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Prefeitura intensifica ações no combate aos caramujos

Veneno começou a ser aplicado em Tiúma desde a quinta-feira (20)

Sempre preocupada com as condições dos moradores da cidade, a Prefeitura de São Lourenço da Mata realiza um verdadeiro mutirão no distrito de Tiúma, para solucionar parte dos problemas encontrados no Loteamento Helena de Moraes. Nesta última quinta-feira (20) foi iniciada a aplicação do moluscicida para o combate aos caramujos que causam meningite em toda a área. Cinco agentes de endemias estão percorrendo os terrenos baldios, escolas, creches, prédios públicos e os cemitérios da localidade.

Primeiramente é feita a medição do terreno, para definir a dose aplicada na área – uma média de 10 gramas para cada 100 metros quadrados. De acordo com Silvania Alves, bióloga e consultora técnica da Vigilância em Saúde do município, foi feito um levantamento e ficou constatada uma grande infestação de moluscos. “Estamos realizando investidas em terrenos baldios, que é onde existe um maior aparecimento do caramujo. É preciso que a população também colabore e permita o acesso dos agentes aos terrenos”, afirmou Silvania. Todos os agentes de endemias da prefeitura trabalham devidamente identificados com boné, camisa e bolsa.

Ainda de acordo com Silvania Alves, caso algum morador identifique algum foco de moluscos, deverá procurar a Vigilância Ambiental, na Secretaria de Saúde, na rua Siqueira Campos, S/N, Vila do Reinado. Esta mesma ação já foi realizada na comunidade Rosina Labanca, em Nova Tiúma, Pixete e Vila do Reinado. Na segunda fase, serão atendidas as comunidades rurais como Lages, Matriz da Luz e Muribara.

Na mesma localidade, desde a última segunda-feira (17), funcionários da Secretaria de Infra-estrutura fazem um trabalho de recuperação das vias, com a reabertura de ruas, através de máquinas, serviço de capinação e abertura de valas para a drenagem da água.

A rua dos Melões e rua Ana de Moraes, próximas ao cemitério, já receberam o serviço inicial. A dificuldade de reabrir as ruas foi maior devido ao período de chuva, que dificulta o trabalho. Por causa do grande número de ruas, não existe prazo para o término do serviço de recuperação e capinação das vias.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário