sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Diretores de escolas discutem prevenção da gripe na rede municipal

Marta Ramos: “Não adianta pânico, o que adianta é prevenir"

Fechando o ciclo de debates sobre a Influenza A (H1N1), a Secretaria de Saúde, junto a Secretaria de Educação da Prefeitura de São Lourenço da Mata, promoveram grande discussão com profissionais da rede de ensino municipal nesta sexta-feira (21). O encontro na Câmara Municipal de Vereadores contou com a adesão de todas as escolas e esclareceu dúvidas recorrentes de como prevenir a nova gripe. As ações já foram realizadas com todos os profissionais de saúde do município e com representantes de creches municipais e comunitárias.

No início do encontro, o sanitarista da Secretaria de Saúde, Antônio Leite, apresentou aos presentes vídeos educativos disponíveis no site do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br) que esclarecem as formas de contágio da doença, a sua prevenção, e a maneira correta de lavar as mãos. De acordo com as pesquisas apresentadas pelo sanitarista, o número de óbitos decorrentes da nova gripe vem diminuindo.

“Nas últimas semanas foi registrada uma queda nas mortes. E a tendência é que esses números caiam ainda mais com a chegada do verão, já que o calor evita a maior proliferação do vírus”, explicou Antônio Leite. Mas segundo ele, é preciso ficar atento aos sintomas da doença, como falta de ar, febre alta, dores de cabeça, dores musculares e faringite, principalmente em pessoas cardiopatas, gestantes, crianças menores de dois anos de idade, e idosos com mais de 60 anos.

Apesar de necessitar de certos cuidados, a diretora de Atenção Básica a Saúde, Marta Ramos, lembrou que não há motivos para desespero. “Não adianta pânico, o que adianta é prevenir. Todo mundo tem que se cuidar, ter uma boa higienização e mudar os hábitos. Mas entre o saber e o processar há uma grande diferença e cabe aos professores repassarem essa mudança para os alunos, mas com cuidado porque as crianças podem ficar assustadas”, concluiu.

Métodos como interditar os bebedouros, estimular a individualização de materiais, e evitar contatos mais íntimos como beijos e abraços entre os estudantes, foram acordados no encontro para impedir a proliferação do vírus nos ambientes escolares. As unidades que realizam o lanche coletivo irão manter uma maior vigilância para que um aluno não tenha contato com o lanche do outro. Os birôs, bancas e qualquer superfície irão ser limpas de duas a três vezes por dia.

Mas o secretário de Saúde, Humberto Antunes, já alertou que as medidas são apenas preventivas. “É importante que todos se conscientizem que São Lourenço e Pernambuco não estão em situação crítica. Estamos apenas nos preparando para o que pode acontecer em locais aglomerados como escolas, igrejas e cinemas, onde pode haver a transmissão direta e indireta do vírus”, explicou.

A parceria entre a Secretaria de Saúde e de Educação foi elogiada pelos presentes e pelo secretário de Educação, Amaro Barbosa. “Nós nos sentimos felizes por causa desse tratamento conjunto. Precisamos sempre da Secretaria de Saúde como parceira para trazer contribuições porque até mesmo os professores esquecem de trabalhar a questão da higiene com os alunos, o que devia estar no currículo de cada escola”, disse.

Para secretária da Escola Rosina Labanca, Arlete Souza, o encontro serviu para promover maior conscientização nas unidades de ensino. “A nossa escola é de nível fundamental, até a 4ª série, então as crianças não têm ainda muita noção do que fazem, e temos que abrir a cabeça delas para a questão da higiene, que é muito importante na escola. Vamos fazer reuniões para conscientizar as crianças e os pais”, contou.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário