quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Dia de recreação para crianças com deficiência

Crianças com deficiência participaram de tarde de recreação, na última quarta-feira (26)
.
Os sorrisos estampados nos rostos dos cinqüenta alunos portadores de deficiência da rede municipal de ensino não deixavam esconder o sentimento de alegria em participar da tarde de recreação na quarta-feira (26), no Codai Centro. A ação fez parte da Semana da Pessoa com Deficiência, que até a sexta-feira (28) promete mais diversão com a exibição do filme Era do Gelo 3, nesta quinta-feira (27), no Cine Royal, às 16h30, e na sexta (28), com apresentação de dança para encerrar as comemorações, às 14h, no colégio Ermínio Moreira Dias.

Um grupo de recreadores garantiu a tarde das crianças com brincadeiras, jogos de bola, pinturas e cama-elástica, além de pipoca e algodão-doce a vontade. Os pais que foram ao local gostaram do que viram e enfatizaram a importância de levar os filhos para as ações da semana, como a doméstica Roseclé Bezerra, que tem uma filha de 21 anos, portadora de necessidade especial.

“Eu trago ela aqui para a melhoria dela, para o seu desenvolvimento. Ela se acha muito diferente, discriminada, então a gente faz tudo para trazer ela durante a semana toda. Assim ela se sente valorizada, e não diferente dos outros”, explicou.

A abertura da semana, na segunda-feira (24), foi marcada por uma palestra sobre Inclusão. Já na terça (25), os estudantes participaram de uma Oficina de Brinquedos. Para a coordenadora de Educação Especial do município, Leila Rendall, as ações da semana são indispensáveis para quebrar o preconceito contra os portadores de deficiência.

“Nós queremos mostrar a sociedade o quanto essas crianças têm potencial. Elas podem ter limitação em alguma área, mas têm potencial em outras. Nós precisamos valorizar mais essas crianças e precisamos ter um olhar mais carinhoso com elas”, disse. Leila lembrou ainda que no próximo ano as salas especiais serão extintas por determinação do MEC, e todos os alunos, sem distinções, ficarão nas mesmas classes.

Para Leila, que há seis anos é professora de classes especiais, não há segredo na relação com os portadores de deficiência. “Você tem que lidar com eles do seu jeito, aprendendo no dia-a-dia. Não tem receita”, contou.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário