quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Major José Mário: parceria perfeita durante os eventos da Festa de Agosto garantiu a segurança

Major José Mário é o responsável pelo 20º Batalhão da PM

”Do ponto de vista da Prefeitura, foi tudo perfeito. E no meu ponto de vista, como profissional de segurança, poderia ter sido ainda melhor. Vamos trabalhar para que no próximo ano seja assim também”. Foi assim que o Major do 20º Batalhão da PM, José Mário, definiu a parceria entre as duas instituições durante os dez dias da Festa de Agosto. Responsável direto pelos homens que estiveram nas ruas realizando abordagens, prisões e apreensões, ele garantiu que pretende, desde já, a traçar novas metas de segurança para o evento do ano que vem, e aprimorar ainda mais o que foi bem executado nesta edição da festa.

Como a Polícia Militar atuou durante a Festa de Agosto?

Major José Mário – A minha formação é em Operações Especiais. Somos treinados para estarmos sempre acima da média, pois o trabalho normal todos fazem. Nós fizemos esta festa com 90% do efetivo e não tiramos nenhuma guarnição de bairro, continuou o policiamento nos bairros. É por isso que as comunidades, apesar da festa, não sentiram falta das viaturas, por exemplo. Não tivemos nenhum homicídio relacionado ou em conseqüência da festa. Todos os policiais trabalharam no dia normal e na folga. Foram lançados em média 130 homens por dia em toda a área da festividade.

Qual a orientação que o senhor repassou aos seus homens no que se refere às abordagens realizadas no período da festa?

Major José Mário – A orientação era a de abordar todo mundo. Obviamente, em eventos como este, nossa preocupação maior é com armas e drogas. Tínhamos esse foco, mas não ficamos limitados a isso. Outra preocupação nossa era com pessoas em bicicletas e motos. Em festas como esta, as pessoas se aproveitam de bicicletas e motos para realizarem assaltos rápidos. Também tivemos um olhar diferenciado para a questão de estacionamento. Não temos informação de nenhum veículo roubado. Tivemos informações de que bares estavam fornecendo drogas e realizamos ações contra este tipo de delito.

Quantas pessoas foram recolhidas nestas abordagens?

Major José Mário – Em média, 70 pessoas por noite foram recolhidas pelo nosso efetivo. Na maioria, gente criando confusão ou brigando, e usuários de drogas. O número de adolescentes apreendidos foi grande, principalmente no que se refere ao uso do loló. E vem a questão dos pais, que acham que o loló não é tão sério, mas a criança e o adolescente começa por aí.

Na maioria das noites o senhor foi visto no Pátio de Eventos, no meio do povo, atuando junto ao seu efetivo. Qual a importância de participar diretamente dessas abordagens?

Major José Mário – Toda a minha tropa, mesmo cansada, viu que eu estava lá todos os dias. Isto serve de incentivo para a boa execução dos trabalhos.

Como o senhor avalia a parceria firmada entre a Prefeitura de São Lourenço da Mata e a Polícia Militar?

Major José Mário – Quando eu cheguei aqui, tive a grata satisfação de conhecer Adalberto (Epaminondas, Secretário de Cultura). Eu já tinha um canal aberto com Maciel (Rogério, Secretário de Governo e Segurança Comunitária) e também conheço pessoas ligadas a José Amaro (Secretário de Educação). Então, esta abertura já existia antes mesmo de chegar aqui. Tive um primeiro contato com Adalberto sobre a questão da festa (de Agosto) e se criou um respeito mútuo, com uma colaboração sem limites de ambas as partes. Do ponto de vista da Prefeitura, foi tudo perfeito, e no meu ponto de vista, como profissional de segurança, poderia ter sido ainda melhor. Vamos trabalhar para que no próximo ano seja assim também.

Deixando a festa um pouco de lado, como está o trabalho do senhor a frente do comando aqui em São Lourenço da Mata?

Major José Mário – Nós já estamos mantendo algum contato com as autoridades da Secretaria de Defesa Social para que sejamos contemplados, se não com todos, mas com pelo menos boa parte dos alunos que estão estagiando em nosso batalhão, que somam 120. E temos uma sinalização neste sentido. Este é um assunto que eu quero tratar inclusive com o prefeito Ettore Labanca para que ele também entre nesta gestão, e que esses alunos possam se somar aos 310 efetivos do nosso batalhão.

Como o senhor avalia os números de São Lourenço da Mata no combate a violência?

Major José Mário – Nós temos observado o grande avanço do município em termos de estatísticas de combate a criminalidade. Esse avanço é inquestionável. Temos hoje o apoio incondicional das autoridades e o respaldo para trabalhar. Temos condições melhores do que no ano passado, e próximo ano será ainda melhor. Acredito que 2011 ou 2012 estaremos bem próximo ao ideal, que o foco será a Copa do Mundo. Já estamos projetando o efetivo ideal para a Copa de 2014.

O prefeito Ettore Labanca já anunciou a formação de uma guarda municipal, inicialmente composta por 50 homens. Qual será a importância dela no combate a criminalidade?

Major José Mário – Será muito importante para o município. Inclusive, nos colocamos a disposição para ajudar, tendo em vista nossa formação, em sermos instrutores na capacitação desta corporação. A guarda municipal, sendo bem trabalhada e havendo uma formação bem profissional, só tem a colaborar na questão da segurança.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata / Raphael Coutinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário