segunda-feira, 17 de agosto de 2009

São Lourenço adere à luta contra a Influenza A. Palestras irão orientar como prevenir a gripe

Com os holofotes mundiais voltados para a gripe suína (Influenza A – H1N1), as dúvidas da sociedade aumentam em grande proporção. Como já foi alertado pelo Ministério da Saúde, não há motivos para pânico e a prevenção da doença ainda é o melhor caminho para evitar sua proliferação. Dando continuidade ao trabalho preventivo de saúde desenvolvido desde o início do ano, a Prefeitura de São Lourenço da Mata já começou a promover ações que se entendem por essa semana para evitar o contágio na cidade.

Na última quinta-feira (13), todos os profissionais de saúde se reuniram no Centro Social Urbano para capacitação sobre a nova gripe. No encontro, estavam em foco todas as medidas preventivas da doença repassadas aos profissionais dos postos do Programa de Saúde da Família (PSF´s). Segundo a Diretora de Atenção Básica da Secretária de Saúde, Marta Ramos, a medida vai proporcionar um melhor atendimento a população. “Os profissionais aprenderam como identificar os sintomas da doença e como fazer o encaminhamento dos possíveis casos”, disse.

Nesta próxima quarta-feira (19), também no Centro Social Urbano, será a vez de capacitar os profissionais que trabalham nas creches municipais. A reunião acontece às 9h e visa orientar como deve ser feita a prevenção da doença, que tem como peça chave a mudança de antigos hábitos para evitar o contágio tanto da nova gripe, como também da gripe comum.

Na sexta-feira (21), diretores e professores das escolas municipais receberão as orientações a serem aplicadas e divulgadas dentro dos ambientes de ensino. O encontro acontece na Câmara Municipal de Vereadores, às 9h. Para Marta Ramos, a divulgação das medidas preventivas é fundamental. “Temos que repercutir e divulgar a prevenção da doença dentro das escolas e com a população em geral para evitar o contágio”, explicou.
.
Confira abaixo as dicas do Ministério da Saúde para a prevenção da Influenza A (H1N1):

•Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar;

•Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;

•Não usar medicamentos sem orientação médica. A automedicação pode ser prejudicial à saúde;

•Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente, descartável;

•Ingerir bastante líquido.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário