Pages

quinta-feira, 5 de junho de 2014

BRT começa sábado com uma só linha



Das  sete linhas do BRT previstas para operar neste mês, no trecho do corredor Leste/Oeste, apenas uma vai entrar em atividade no próximo sábado - data de início das viagens - e com horário limitado das 9h às 16h. A linha Camaragibe/Derby sairá do Terminal Integrado e vai parar na 3ª estação da Caxangá no sentido cidade/subúrbio, que será batizada Forte do Arraial, e na estação do Derby, o ponto final na primeira fase. 

Para reduzir os transtornos de uma operação que se dará com obras em andamento, o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano optou por evitar horários de pico. O BRT não entrará, por enquanto, no Centro. A estação da Avenida Guararapes ficará pronta para a Copa, mas não será usada pela linha Camaragibe/Derby.

“Não adiantaria entrar na Conde da Boa Vista e atravessar toda a via sem poder parar”, disse o presidente do órgão, Nélson Menezes. Segundo ele, as estações provisórias da avenida só devem ficar prontas em julho. 

Sem condições de ir para o Centro, o ônibus do BRT do corredor Leste/Oeste fará o caminho de volta entrando à direita na pista local da Agamenon e retornará pela Amauri de Medeiros. Quem quiser seguir viagem ao Centro terá que pegar outra condução e pagar nova passagem, pelo menos até que as estações da Conde da Boa Vista sejam construídas. 

A linha já existente Camaragibe/Derby, que usa paradas 
convencionais, transporta atualmente mais de oito mil pessoas por dia. Nessa primeira etapa a previsão é transportar 750 passageiros/dia. E só interessa a quem ficar na Caxangá ou no Derby. “A gente só vai aumentar a demanda quando as estações e os terminais estiverem concluídos”, disse Menezes. 


A expectativa é que ainda neste mês todas as estações da Caxangá estejam concluídas, e os terminais de integração da 3ª e 4ª perimetrais, em agosto. “Cada terminal terá uma linha que vai parar em todas as estações e outra expressa, que irá parar no Derby, Conde da Boa Vista e Guararapes”, explicou.

Fonte : Diario de PE.

0 comentários:

Postar um comentário