segunda-feira, 9 de maio de 2011

Moradores do Loteamento Caiara querem conclusão de obra de esgoto

A falta de saneamento básico é crônica no Loteamento Caiara, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife. A água suja se acumula no meio da rua, causando mau cheiro e risco de contaminação.

A Prefeitura deu início à construção da rede de esgoto, mas a obra virou denúncia: os moradores acusam a prefeitura de não cumprir o cronograma do projeto. “A gente tem que colocar sacos plásticos nos pés, para poder sair e não se sujar, se não a gente não consegue sair de casa”, afirma o técnico de segurança do trabalho Adrian Sidney de Neres.

Segundo eles, a obra parou depois que um funcionário da empresa que fazia o trabalho morreu quando abria o buraco por onde passariam os canos. A estação de tratamento, na parte baixa do bairro, também continua inacabada.

Quando chove, a aposentada Sebastiana Pereira da Silva fica ilhada pela água suja, dentro de casa. “Não posso sair de casa, porque aqui em volta tudo é lama. O cheiro é horrível, ninguém aguenta”, revela.

Pai de um menino de um ano e oito meses, o auxiliar de manutenção Renato Cavalcanti leva a mulher e filho para dormir na casa da sogra, por causa do mau cheiro e do perigo à saúde que a água suja representa. “A gente está vivendo dentro de casa, porque ninguém aguenta. A boca de lobo fica de frente à minha casa, qual a criança que vai brincar num lugar desses?”, questiona.

Para não deixar o esgoto invadir o quintal e o mercadinho que mantém em frente de casa, o comerciante André Gustavo de Abreu precisou gastar um bocado para fazer o aterro que ergueu o imóvel (foto 5): foi tanta terra que a construção está um metro acima do nível da rua. “Era um serviço da Prefeitura, mas eu tive que tirar do meu bolso para fazer o acesso ao meu mercadinho, para não perder os meus clientes”, queixa-se.

Uma equipe da Secretaria de Infraestrutura de São Lourenço da Mata ficou de ir ao bairro do Caiara nesta segunda-feira (09), para ouvir as reclamações dos moradores e só depois disso deve apresentar uma solução para o problema. A equipe do Calendário do NETV 1ª Edição vai voltar à comunidade em dois meses, no dia 11 de julho, para ver se algo foi feito.

Fonte :Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário