sábado, 21 de maio de 2011

Tribunal julga quatro acusados do caso Jennifer Kokler na próxima terça-feira

Tem início na próxima terça-feira (24), o tribunal do júri de quatro acusados pelo assassinato da alemã Jennifer Kloker. O crime, que chocou o Estado, aconteceu no dia 16 de fevereiro de 2010, na altura do km 97 da BR-408, no município de São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife.

Delma Freire de Medeiros, sogra da vítima, Pablo Richardson Tonelli, o marido, Ferdinando Tonelli, o sogro, e Alexsandro Neves dos Santos, o Sandro, que teria efetuado os disparos contra a alemã, serão ouvidos a partir das 9h no Fórum de São Lourenço. Um quinto acusado de participação no crime, Dinarte Dantas de Medeiros, também seria ouvido, mas recorreu da pronúncia e aguarda decisão da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

Os réus são acusados de formação de quadrilha e homicídio duplamente qualificado (por motivo torpe e uso de recurso que tornou impossível a defesa da vítima). Além disso, grau de parentesco e a convivência entre a alemã e os três acusados (Pablo, Delma e Ferdinando) são considerados circunstâncias agravantes, e Delma Freire ainda será julgada pelo crime de fraude processual, sob a acusação de ter tentado modificar os rumos da investigação ao indicar um falso autor do assassinato.

O julgamento será presidido pelo juiz da Vara Criminal da Comarca, Djaci Salustiano e se estende até a quarta-feira (25), mas os dias 26 e 27 também foram reservados nas pautas, caso o julgamento se alongue. No primeiro dia, sete dos 25 convocados serão escolhidos como jurados, e as testemunhas de acusação - os dois delegados responsáveis pelo inquérito policial do caso, Alfredo Jorge e Gleide Ângelo, do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) - serão ouvidas e os quatro réus interrogados. Nenhuma testemunha de defesa foi convocada.

Já no dia 25, estão programados debates entre a promotoria e a defesa, a votação pelo conselho de sentença e a leitura do veredicto. Todo o áudio do júri será gravado e registrado pela taquigrafia do TJPE, mas não serão permitidas a realização de qualquer tipo de fotos ou imagens.

Os promotores do caso são André Rabelo e Bruno Melquíades, e cinco advogados farão a defesa: um para Delma Freire, um para Alexsandro Neves e três para Pablo e Ferdinando Tonelli.

ENTRADA NO FÓRUM - Ao todo, são 85 lugares no plenário do júri de São Lourenço, e os interessados puderam se inscrever até o último dia 16 para assistir o julgamento. O edital foi publicado no Diário de Justiça Eletrônico no dia 10 de maio, e as vagas foram divididas entre a população geral (30 vagas); estudantes de direito (30), que devem estar devidamente matriculados e com documentação que comprove o vínculo com a instituição de ensino; advogados (10), que devem apresentar comprovante de inscrição na OAB, além da imprensa (15).

Quem conseguiu uma vaga para assistir a audiência no local deve lembrar que será proibida a entrada com equipamentos eletrônicos como câmeras (fotográficas e de filmagem), celulares, notebooks e gravadores de áudio.

Fonte:Do NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário