terça-feira, 10 de maio de 2011

Irregularidades no contrato podem atrasar obras da Arena Pernambuco

Com 120 equipamentos e 620 operários trabalhando nas obras da Arena Pernambuco, o terreno de 52 hectares no município de São Lourenço da Mata (19 km do Recife) aos poucos vai se transformando no estádio da Copa de 2014.

No entanto, uma possível irregularidade no contrato de parceria público-privada pode acabar paralisando os trabalhos e ameaçando o cronograma de obras do estádio.

Em abril, os Ministérios Públicos federal e estadual enviaram um ofício ao governo de Pernambuco questionando diversos pontos do edital. Segundo os órgãos, o acordo é desfavorável ao estado, já que transfere ao poder público riscos financeiros e cambiais que seriam de responsabilidade da Odebrecht, empresa que toca as obras.

Até que as dúvidas sejam desfeitas, os MPs recomendaram ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que suspenda o empréstimo de R$ 280 milhões aprovados para a construção da arena.

Segundo o banco, a notificação da procuradoria está em análise, e a contratação do empréstimo depende ainda do cumprimento de pré-requisitos pela Odebrecht.

O secretário estadual da Copa em exercício, Sílvio Bompastor, afirma que o governo enviou ao Ministério Público na semana passada esclarecimentos sobre os itens questionados.

Já o presidente do consórcio Arena Pernambuco, Marcos Lessa, diz que a retenção do financiamento do BNDES não paralisa de imediato as obras, que há sete meses vêm sendo tocadas com recursos da Odebrecht.

No entanto, admite que o contrato com o banco deve ser assinado em breve para não comprometer a capacidade financeira da empresa. “Quanto mais rápido assinar melhor, pois estamos partindo para as fundações.”

Andamento das obras

Segundo o engenheiro Jayro Poggi, responsável pelas obras da Arena Pernambuco, a fase de terraplanagem, 85% concluída, deve terminar ainda neste mês de maio. Enquanto o terreno vem sendo aplainado, a empresa deu início às fundações, com a instalação de 15% das estacas e 5% dos blocos de fundação.

“Na semana que vem serão erguidos os primeiros pilares para a estrutura de concreto”, diz Poggi.

De acordo com o engenheiro, a chuva dos últimos dias atrapalhou as obras, mas não deve atrasar o cronograma, pois os meses de março a agosto são considerados de menor produtividade no planejamento do consórcio. Dos 620 operários da obra, 100 fazem o turno da noite.

No período de pico, 1.800 trabalhadores realizarão as obras. Isso deve acontecer no fim deste ano ou início de 2012, quando a obra estiver na montagem da estrutura de concreto e acabamentos como piso, paredes, instalações elétricas e hidráulicas.

Cidade da Copa


Além da arena, será construído no terreno de 52 hectares um projeto chamado Cidade da Copa, que mistura edifícios residenciais, comerciais, hotéis e centro de entretenimento. Até o final de setembro, o consórcio deve o lançar o masterplan do empreendimento.


Fonte:portal copa 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário