segunda-feira, 30 de maio de 2011

O caminho das arquibancadas

Toda a terraplenagem da Arena Pernambuco está concluída. Com 500.000 metros cúbicos de aterro, a área exata do estádio já está apta para todas as fundações, em andamento. O 10º capítulo da série Diário de uma Arena mostra o “caminho” traçado pelos engenheiros da Odebrecht para erguer as arquibancadas do futuro estádio pernambucano para a Copa do Mundo de 2014.

O planejamento não é uniforme nos estádios para o Mundial da Fifa. No caso de São Lourenço da Mata, o foco começou apenas na ala sul do estádio, cuja fundação já está 100% concluída, com vigas do tipo baldrame (devido ao solo firme). Em todo o estádio, já foram colocados 30% das estacas e 10% dos blocos de concreto. Agora, os operários partem em duas frentes, nas alas oeste e leste., “abraçando” o campo, numa definição do próprio engenheiro responsável pela obra, Jayro Poggi.

“Cada estádio tem a sua estratégia. Na Fonte Nova (também desenvolvida pela Odebrecht) é outra forma de ataque. Aqui, quisemos essas duas frentes. Par isso, foi levada em consideração a condição de acesso e nível do terreno. Cada detalhe dsse muda o projeto arquitetônico”, explicou Poggi. Na arena local, que terá capacidade para 46 mil pessoas, o estacionamento não cobre a área em 360 graus. A concentração mais próxima de veículos ficará no lado leste, com cerca de 1.300 vagas. A última etapa dessa fase da construção, na área norte, já faz divisa com a área de preservação ambiental, às margens do Rio Capibaribe.

Não será preciso concluir todas as fundações para construir as arquibancadas. À medida em que as fundações forem executadas, os pilares de sustentação serão erguidos. Os primeiros deverão ser construídos em junho. Já o cronograma para a colocação dos inúmeros degraus das arquibancadas aponta para o início de 2012. Esse tempo não significa atraso no cronograma. O que ocorre é a elaboração da área interna da arena, dotada de lojas, salas especiais, lounge, vestiários, corredores, banheiros etc. Essa etapa vem antes. “Embaixo da arquibancada existem vários lugares, em um projeto complexo. Isso precisa, necessariamente, ser executado antes”, disse Poggi.

Com a movimentação intensa de caminhões de areia no local, foi criado um aterro extra, atrás do centro administrativo, a cerca de 500 metros da arena. A terra retirada da área, mas de boa qualidade, será armazenada no local, visando futuras obras de terraplenagem, na Cidade da Copa, com o projeto do novo bairro, com prazo de conclusão até 2020.

Efetivo - Mais uma vez, o efetivo subiu, mostrando a tendência apresentada no capítulo anterior da série. De 620, a obra passou a contar, agora, com 707 pessoas envolvidas, entre operários, operadores de máquinas e engenheiros. Até agora, após dez meses de obras, o gasto da empreitada passou de R$ 60 milhões. Contabilizando todo o projeto, desde a montagem do plano executivo, a previsão é de um investimento de R$ 532 milhões.

Fonte:Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário