quarta-feira, 19 de maio de 2010

Seminário e caminhada nas ruas do município marcam semana contra o abuso e exploração de menores

O Centro de Referência da Assistência Social (CREAS) promoveu nesta segunda (17) e terça-feira (18) o I Seminário Municipal de Enfrentamento e Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O encontro foi marcado por palestras, oficinas, grupos de discussão e a exibição de um filme. Já na tarde da terça, o CREAS realizou uma caminhada pelas principais ruas do município com o objetivo de sensibilizar a população sobre o tema.

A caminhada, que saiu da Igreja dos Mórmons, contou com a participação da secretária de Assistência Social, Nadja Santana, a secretária-adjunta, Zaneide Calábria, a coordenadora do CREAS em São Lourenço da Mata, Laura Buarque, além de vários funcionários e educadores da Secretaria de Assistência Social. Além deles, várias crianças e adolescentes das escolas do município também percorreram as ruas do município, distribuindo material informativo.

Durante o seminário também foi discutido o Plano Municipal para o enfrentamento a este tipo de abuso. Entre os palestrantes, estavam Cristiano Soares (psicólogo), José Rinaldo (Gestor da Gerência de Proteção da Criança e Adolescente), Angélica Alves e Cristinalva Lemos (CREAS) e José Gilmar (juiz). O público alvo deste encontro foram os profissionais municipais das Secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social, Cultura e Esportes, além de funcionários do Projovem e PETI - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.

A coordenadora do CREAS, Laura Buarque, destacou a importância de se discutir este assunto junto à população. “O CREAS já vem desenvolvendo este trabalho de combate e enfrentamento e é importante que a população fiscalize e cobre isto das autoridades. Temos que garantir as crianças e adolescentes o que é de direito”, ressaltou.

Para qualquer tipo de denúncia ou assistência, basta procurar a sede do CREAS, que fica na Av. Oito de Maio, 118, na Chã da Tábua, próxima a Secretaria de Assistência Social.

Fonte: Prefeitura SLM

Nenhum comentário:

Postar um comentário