sexta-feira, 14 de maio de 2010

Posto de saúde de Tiúma está sem médicos e remédios

Tiúma é um dos bairros mais populosos de São Lourenço da Mata e cerca de mil famílias estão cadastradas no local.

Em um casarão funciona o Posto de Saúde da Família (PSF) de Tiúma, um dos bairros mais populosos de São Lourenço da Mata. Mil famílias estão cadastradas no local, mas, hoje, há apenas enfermeiros trabalhando no local. Quem precisa de médico é encaminhado para outro posto.

É o caso do porteiro José dos Santos, que precisou de atendimento depois de uma queda. “Eu cheguei aqui e não tinha clínico geral. Aí um colega meu me encaminhou para ir para a UPA”, disse.

E há muito tempo não há consulta com dentista. “O pessoal sempre vem aqui se informar sobre o dentista, e nunca tem. Já está assim de cinco a seis meses”, contou o operador de máquinas Paulo Sérgio do Espírito Santo.

A distribuição de remédio também está prejudicada. A dona de casa Rubenita Amara da Silva precisa tomar todos os dias medicamentos para controlar o sistema nervoso e a pressão alta. Há 15 dias volta para casa sem eles. “Um posto enorme desse não ter médico, é um absurdo”, reclamou.

A prefeitura de São Lourenço da Mata informou que está faltando médico no posto de saúde há 14 dias porque a médica da unidade pediu demissão por motivos de saúde. A prefeitura disse que está procurando um médico para ocupar a vaga.

Sobre a falta de dentistas, a prefeitura explicou que existem seis unidades de saúde na cidade que têm dentista. O posto de saúde de Tiúma também deve passar a contar com dentista, mas não há prazo para isso.

A respeito da falta de remédios, a informação é que os fornecedores atrasaram a entrega dos medicamentos. Até o fim da semana que vem, os remédios voltarão a ser distribuídos aos pacientes.

Da Redação do pe360graus.com

Um comentário:

  1. As desculpas da prefeitura tentando explicar os problemas do posto de saúde de tiuma, não convence nem a pau. É incompetência mesmo!

    1º "A médica (significa que só têm um médico, um absurdo total!)pediu demissão por motivos de saúde" Saúde dela ou da prefeitura? E durante 14 dias nõa providenciaram um substituto?

    2º "O posto de saúde de Tiúma também deve passar a contar com dentista, mas não há prazo para isso". Não há prazo para isso? Deve ser brincadeira não?

    3º "A respeito da falta de remédios, a informação é que os fornecedores atrasaram a entrega dos medicamentos". Os fornecedores atrasaram a entrega ou a prefeitura por deslexo atrasou o pagamento dos fornecedores?
    Casos como este, mostra o quanto essa administração do prefeito é "eficiente" em relação a saúde do município, Tenha dó do povo prefeito!!!

    ResponderExcluir