sexta-feira, 7 de maio de 2010

Dia D dos Idosos contra gripe comum neste sábado (8)

São Lourenço da Mata realizará neste sábado (08) o Dia D da campanha de vacinação de idosos contra a gripe comum. Devido ao atraso na entrega das vacinas, alguns municípios de Pernambuco, inclusive da Região Metropolitana do Recife, como Olinda e Jaboatão dos Guararapes, não tiveram tempo hábil para se planejar, e já anunciaram que vão adiar a campanha. No município, o calendário só não foi prejudicado porque a Secretaria de Saúde agiu a tempo para ser um dos primeiros a receber o lote das vacinas, assim como para garantir o esquema especial nas unidades de saúde.

Todos os Postos de Saúde da Família (PSFs), o PAM, o Posto da Avenida Dois e o Aristeu Chaves estarão aptos a receber as pessoas acima de 60 anos para a vacinação, das 8h às 17h. Paralela a vacinação da gripe comum, os locais de aplicação também vão disponibilizar doses da vacina contra a gripe H1N1 para os grupos que mais vulneráveis, que são as crianças com idade entre seis meses e dois anos, gestantes, pacientes com doenças crônicas e os idosos. O grupo de pessoas com idades entre 20 e 29 anos é outro que receberá uma atenção especial para a vacinação da gripe H1N1. Estas pessoas são as consideradas de maior vulnerabilidade por estar em contato com várias outras pessoas e freqüentarem locais fechados.

Ao todo, aproximadamente 120 pessoas, incluindo enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde estarão trabalhando neste sábado. A população de Lajes e Matriz da Luz deverá procurar os PSF’s daquelas localidades. Para a Coordenadora do Programa Nacional de Imunização em São Lourenço da Mata, Fernanda Carvalho, as pessoas não precisam ter receio em tomar a vacina. “O grupo mais vulnerável para a gripe comum é o de idosos. O cuidado com eles tem que ser redobrado e por isso vamos intensificar as vacinações neste sábado”, ressaltou.

É importante lembrar que os idosos portadores de doenças crônicas também serão imunizados contra a gripe H1N1. Ou seja, recebem a dose contra gripe comum em um braço, e contra a H1N1 em outro.

Fonte: Prefeitura SLM

Nenhum comentário:

Postar um comentário