terça-feira, 4 de maio de 2010

Fifa critica Pernambuco pela demora do início das obras da Cidade da Copa

A obra, orçada em R$ 472 milhões, ainda não saiu do papel; secretário da Casa Civil afirma que Pernambuco está dentro dos prazos e que não há risco do Estado ficar de fora da Copa.

A construção da Arena da Copa de 2014, em São Lourenço da Mata ainda não saiu do papel e a demora no começo da obra em Pernambuco e em outros Estados do País foi criticada pela Fifa, entidade máxima do futebol mundial, esta semana. Quem coordena o trabalho aqui no Estado, porém, afirma que não há motivo para preocupação.

Uma das exigências da Fifa é que os estádios da Copa fiquem prontos até 31 de dezembro de 2012. Assim, eles já poderão ser usados na Copa das Confederações de 2013, torneio que é considerado um teste para a Copa do Mundo e reúne os campeões dos continentes e o País-sede da competição.

O projeto pernambucano prevê a criação da de uma moderna arena esportiva de 50 hectares para 46 mil torcedores às Margens da BR-408. O custo é estimado em R$ 472 milhões e envolve o Governo e empresas privadas. Também está nos planos a criação da Cidade da Copa, um conjunto habitacional com nove mil apartamentos. Mas nenhuma obra foi iniciada ainda e no local só existe mato.

Apesar das cobranças, o secretário da Casa Civil e coordenador do Comitê Estadual da Copa de 2014, Ricardo Leitão, diz que Pernambuco está dentro dos prazos e lembrou que a licitação está na fase final.

Para ele, não há risco de o estado ficar fora da Copa: “a nossa licitação está sendo concluída no mês de maio, não haverá nenhum risco de que o estádio não seja concluído até o prazo que a Fifa estipulou”.

De acordo com a Fifa, Pernambuco não é o único Estado do Nordeste onde as obras estão atrasadas. As construções ou reformas dos estádios também não começaram no Rio Grande do Norte, no Ceará e na Bahia.


Da Redação do pe360graus.com

Um comentário:

  1. Se os responsáveis pelas obras permanecerem com toda essa morosidade, o estado pode perder o direito de ser umas das sedes da copa do mundo. Tomara que à incompetência não vença essa disputa!

    ResponderExcluir