sexta-feira, 7 de maio de 2010

Passeio ciclístico neste sábado (8) encerra celebrações da I Semana Municipal do Pau-Brasil

Uma solenidade na Câmara dos Vereadores de São Lourenço da Mata, realizada na manhã desta sexta-feira (7), pôs fim à parte didática da I Semana Municipal do Pau-Brasil. O evento consistiu na apresentação dos trabalhos desenvolvidos por estudantes e professores das escolas municipais e estaduais em alusão à preservação da planta símbolo da cidade.

Ao todo, cerca de 100 alunos estiveram presentes. Entre as produções foram expostas pesquisas, cartazes, bem como apresentação de dança e do “Hino do Pau-Brasil” criado e executado pelos estudantes da Escola Clodoaldo Gomes.

Além dos trabalhos escolares, também houve amostras de alguns componentes da planta, como mudas, vargens, sementes e até mesmo um pouco do líquido extraído da árvore, o qual era tão cobiçado no período colonial brasileiro. O material foi doado pela Fundação Nacional do Pau-Brasil e ficará à disposição das escolas de acordo com a solicitação de cada uma delas à Prefeitura.

“O intuito é fazer com que esses jovens conheçam um pouco mais da árvore símbolo do país e do nosso município, estimulando a preservação”, aponta o diretor de Meio Ambiente de São Lourenço da Mata, Francisco Queiroz.

Para Queiroz, a Semana do pau-brasil teve um balanço bastante positivo, haja vista a participação das escolas na produção de trabalhos sobre o tema. “O nosso objetivo é promover um impacto social, principalmente, por meio do envolvimento das escolas na valorização da nossa cultura. É fundamental gerarmos a consciência da importância que temos por possuirmos a maior reserva de uma planta com tanto valor histórico no País”, explica.

Encerramento – Neste sábado (8), será realizado um passeio ciclístico para fechar as celebrações da Semana. O evento tem início às 7h, na praça Governador Carlos Wilson e segue até a Escola Municipal Senador José Ermírio de Moraes, no distrito de Tiúma, onde será distribuído um café-da-manhã e haverá o sorteio de bicicletas para os participantes.

Fonte: Prefeitura SLM

2 comentários:

  1. PARABÉNS para Todos os envolvidos pela comemoração da 1ªSemana do Pau-Brasil em São Lourenço da Mata em maio de 2010.
    Esperamos que esse evento se torne o mais IMPORTANTE da cidade, pois, a copa é maravilhoso! Sem dúvida nenhuma, mas passa.
    Enquanto a capital do Pau-brasil ficará eternizada com a cidade de São Lourenço da Mata.

    ResponderExcluir
  2. Cadê as fotos do I passeio ciclisto...
    E quem ganhou a bicicleta do sorteio?
    Deveria ter mais divulgação essas coisa....
    No ano que vem terá novamente? sim, por que vcs já começa a divulgação!?
    A semana do Pau-Brasil no instante passou. Ainda tem camisas...

    ResponderExcluir