terça-feira, 18 de maio de 2010

Comitê da Copa de 2014 realiza rápido sobrevoo em São Lourenço da Mata

Após sobrevoar local da arena e reunião fechada, Governo só vai se pronunciar sobre vistoria na quarta-feira.

A visita do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 a Pernambuco, nesta terça-feira (18), foi cercada de mistério. Após realizar um sobrevoo, que durou 40 minutos, para vistoriar o andamento das obras no Estado, os representantes seguiram para uma reunião fechada num hotel em Boa Viagem.

O coordenador do Comitê Estadual da Copa de 2014, o secretário da Casa Civil, Ricardo Leitão, e o Secretário Executivo do Comitê Gestor de Parcerias Público-Privadas de Pernambuco, Sílvio Bompastor, informaram apenas que só vão falar sobre a vistoria na quarta-feira (19). Eles convocaram uma entrevista coletiva para explicar o resultado da vistoria.

A visita ocorreu duas semanas depois da Fifa criticar o atraso no trabalho para o Mundial do Brasil. O comitê com integrantes da Fifa fizeram um sobrevoo na área onde será erguida a arena, em São Lourenço da Mata, mas não viram muita coisa. Em três voltas de helicóptero, que duraram exatamente sete minutos, eles puderam conferir que as obras ainda não foram iniciadas.

O grupo sobrevoou ainda outras áreas estratégicas do Estado. Eles começaram a visita pela Estrada da Batalha, depois seguiram pelo litoral, indo de Piedade até Olinda. Sobrevoaram o Centro de Convenções e seguiram para São Lourenço. Na volta, eles viram a BR-408, via que levará à Arena, TIP, avenida Caxangá e Universidade Federal de Pernambuco até retornar ao aeroporto.

De lá, seguiram para a reunião secreta. Nenhum membro do Comitê Local, nem os integrantes da Fifa fizeram comentários, mas sabe-se que a reunião serviu para o Governo defender o projeto. Após a, cada uma das 12 sedes vão receber um relatório com prazos e metas a serem cumpridos.

PROJETO
As obras da Cidade da Copa, projeto de Pernambuco para o Mundial de 2014, ainda não saíram do papel. Apenas no último dia 12 é que o Governo do Estado anunciou a empresa que venceu a licitação para assumir a construção. A empresa Odebrecht Investimentos em Infraestrutura será responsável para erguer a Arena com capacidade para 46 mil torcedores e os empreendimentos que integram o projeto, como um conjunto habitacional com 9 mil apartamentos e um hospital.

O investimento total a ser feito é de $ 472 milhões, que será feito por uma Parceria Público-Privada. A previsão para concluir o estádio é em janeiro de 2013. O prazo leva em consideração a realização da Copa das Confederações, que serve como um teste para o Mundial.

O estádio pernambucano para a competição de 2014 será construído às margens da BR-408, em uma área de 50 hectares no município de São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife.

Uma das exigências da Fifa é que os estádios da Copa fiquem prontos até 31 de dezembro de 2012. Assim, eles já poderão ser usados na Copa das Confederações de 2013. Mas o atraso nas obras gerou críticas da entidade máxima do futebol. O coordenador do Comitê Estadual da Copa de 2014, o secretário da Casa Civil, Ricardo Leitão, afirma que não há motivo para preocupação. Apesar das cobranças, Ricardo Leitão, garantiu que Pernambuco está dentro dos prazos e garantiu que não há risco do Estado ficar fora da Copa.
.
Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário