sexta-feira, 7 de maio de 2010

Brasil recebe recursos do BID para Copa de 2014

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) vai reservar pelo menos US$ 300 milhões a mais para o Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). A garantia foi dada ontem (6) pelo ministro do Turismo, Luiz Barretto, no Rio de Janeiro, depois de encontro com o presidente da instituição, Luis Alberto Moreno.

O ministro disse que não vai faltar verba do Prodetur também para as cidades-sede da Copa de 2014. O programa conta com recursos do BID e oferece uma linha de crédito de US$ 1 bilhão, previstos desde 2008, para projetos de todo o país com foco em turismo. O dinheiro é destinado para obras de infraestrutura, promoção e marketing.

No encontro com o presidente do BID, Barretto também conseguiu garantir a inclusão de nove das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 que ainda não tinham apresentado projetos de investimentos. O anúncio pode afastar o risco de problemas com os órgãos esportivos internacionais que o Brasil vem enfrentando na preparação para o evento de 2014 e para os Jogos Olímpicos de 2016, como o atraso do início das obras no caso da Copa. A Fifa chegou a ameaçar a mudar a sede para outro país, caso o Brasil não cumpra os prazos.

O ministro considerou a pressão dos organizadores como natural, lembrando que a Alemanha e a África do Sul também enfrentaram esse tipo de situação. Barretto disse que o país está fazendo sua lição de casa. “Do ponto de vista do governo federal, temos feito um esforço nessa direção. Lançamos uma linha de financiamento dos estádios. Está disponível, desde janeiro, uma linha do BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social] para a construção das arenas. Vale também para a hotelaria. Cumprimos a meta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos colocou, que é abrir uma linha de financiamento especial para a hotelaria brasileira. O governo federal tem feito sua parte”, disse o ministro.

Da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário