terça-feira, 4 de maio de 2010

Eduardo diz que corte do Fundeb é "falta de sensibilidade política", e promete ajudar municípios

Nesta terça-feira (04/05), o governador Eduardo Campos recebeu 31 prefeitos de todas as regiões do Estado para discutir o confisco dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – Fundeb. Pernambuco foi o estado mais prejudicado dos nove atendidos pelo fundo perdendo R$ 165,6 milhões da verba federal. O Governo do Estado perdeu R$ 71,6 milhões enquanto o restante do valor (94 milhões) saiu da conta dos municípios. Essa retirada levou os prefeitos a não pagarem os salários dos professores, diretores e demais funcionários das escolas.

Eduardo deve adotar uma postura semelhante à tomada por ele no debate da Chesf. Para defender os interesses dos estados prejudicados, dos municípios e, principalmente dos profissionais, o governador viaja para Brasília ainda hoje. A expectativa é que ele seja recebido nos ministérios da Educação e de Relações Institucionais até amanhã. Ele também já fez contatos com os governadores de outros estados prejudicados: Piauí, Paraíba, Maranhão, Ceará e Pará.

“No meu entender houve uma completa falta de sensibilidade política do Tesouro Nacional. Vou a Brasília para dar respaldo suprapartidário à questão, pois os professores têm pressa em receber seus salários. A Lei prevê o reajuste de contas, mas não diz que é para tirar de uma vez. Isso poderia ter sido feito de forma paulatina, dividido ao longo do ano”, ponderou o governador durante a audiência com os prefeitos no Palácio do Campo das Princesas.

Presidente da Associação Municipalista de Pernambuco e prefeito de Lajedo, Antônio João Dourado relatou ao governador o desconforto causado pela medida. “O que aconteceu foi que o prefeito preparou a folha depois de verificar a conta municipal. Viu que tinha o dinheiro e mandou a folha para o banco pagá-la. Quando foi na noite do dia 29 para o dia 30 ocorreu o saque. A conta tinha ficado negativa e os professores não puderam sacar”, contou.

Fonte: Prefeitura SLM

Um comentário:

  1. Senhor governador e prefeitos aliados, se os senhores apoiam o governo do presidente Lula, agora vão ter que aguentar...

    ResponderExcluir