“A educação sozinha não transforma a sociedade, e sem ela tampouco a sociedade muda”. A frase do educador pernambucano Paulo Freire sintetiza o poder e os benefícios que um determinado país, estado ou município podem alcançar. Na manhã desta sexta-feira (21), foi dado o pontapé inicial do Programa Paulo Freire (PPF) – Pernambuco Escolarizado em São Lourenço da Mata. Em uma solenidade na Câmara Municipal, alguns coordenadores e educadores puderam conhecer um pouco mais a ideologia do programa.O auditório ficou lotado. As pessoas presentes puderam acompanhar as orientações dadas pelo Secretário de Educação do município, José Amaro Barbosa, da Coordenadora do Programa Paulo Freire no Estado, Vera Capucho, e da Gestora Regional, Sandra Monteiro. Durante o evento, o secretário José Amaro ressaltou a importância deste programa dentro de São Lourenço da Mata.
“Essa ação precisa partir de todos nós. Precisamos transformar este município em um município 100% alfabetizado. Para isso, a colaboração precisa vir de todos os lados da sociedade e não apenas dos professores e coordenadores”, lembrou. Os vereadores Ricardo Sátiro e Antônio Barros também compareceram ao local.
Na ocasião também foram distribuídos os kits pedagógico e escolar para os educadores. Já os alunos receberam um kit contendo uma pasta, um livro, dois cadernos, quatro lápis e quatro borrachas. De acordo com Nivalda de Lima, Coordenadora Municipal do PPF, ao todo foram instalados 29 núcleos, cada um com um coordenador e 150 alfabetizadores. Serão 198 turmas atendendo 2.767 alunos em todo o município. As aulas iniciam já na próxima segunda-feira (24). O objetivo do Programa Paulo Freire é oferecer aulas, a qualquer cidadão, em qualquer local que tenha condições de abrigar uma sala de aula.
Fonte: Prefeitura SLM
Nenhum comentário:
Postar um comentário