segunda-feira, 4 de março de 2024

Projeto incerto

Foto: Kauê Pinto

O deputado federal Túlio Gadelha realizou um ato no último sábado para lançar sua pré-candidatura a prefeito do Recife pela Rede Sustentabilidade. O evento contou com a presença da ministra Marina Silva e de lideranças do PT, a exemplo do ex-prefeito do Recife, João Paulo.

Um outro movimento foi a declaração de Carlos Lupi de que o PDT marcharia com Túlio Gadelha na disputa de outubro. Indiscutivelmente, Túlio conseguiu gerar um fato político e se colocar como alternativa para as eleições deste ano. Mas existem complicadores que precisam ser vencidos para que este projeto torne-se realidade.

Túlio foi eleito numa federação da Rede com o PSOL, que juntos elegeram nove deputados federais e suplantaram a cláusula de barreira. Porém, a Rede elegeu apenas dois federais contra sete do PSOL, que no Recife tem a pré-candidatura da deputada estadual Dani Portela colocada.

É pouco provável que o PSOL abra mão da prerrogativa de lançar uma postulação no Recife. Túlio diz que na executiva da federação, que irá deliberar sobre o tema, as chances dele ser candidato são de 50%, mas se o PSOL tem mais deputados, é natural que tenha prioridade na indicação quando houver duas postulações.

A alternativa de deixar a Rede Sustentabilidade para integrar o PDT era uma opção segura se não houvesse a fidelidade partidária, onde a primeira suplência da federação é de Robeyoncé, do PSOL, que certamente judicializaria o mandato de Gadelha por infidelidade partidária. Então, por mais legítimo que seja o projeto de Túlio, as chances de se tornar realidade são ínfimas devido aos seus inúmeros obstáculos.

Nova creche – Nesta segunda-feira, às 9h, a Prefeitura do Recife entrega à população a Creche Escola Municipal da Imbiribeira, fortalecendo a educação infantil na Rede Municipal de Ensino. Com um investimento de cerca de R$ 1 milhão, a nova creche beneficiará aproximadamente 80 crianças dos grupos escolares I e IV, ampliando a oferta de vagas na região. O evento vai contar com a presença do prefeito João Campos e do secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, além de representantes da comunidade.

Faixas – A governadora Raquel Lyra anunciou um cronograma para extinção das faixas salariais de militares. A reestruturação na remuneração e carreira terá início em junho de 2024 e será concluída em junho de 2026, atendendo a demanda histórica dos servidores.

Itaíba – Os deputados Eduardo da Fonte e Claudiano Filho estão bastante animados com a postulação de Rogéria Martins na disputa pela prefeitura de Itaíba. O grupo pode quebrar uma hegemonia da atual prefeita, Regina, que venceu as duas últimas eleições.

Aliança – O deputado estadual Sileno Guedes, presidente estadual do PSB, defendeu o apoio do seu partido a Lula Cabral na disputa pela prefeitura do Cabo. Lula está no Solidariedade e enfrentará o atual prefeito Keko do Armazém.

Inocente quer saber – Túlio Gadelha tem algum trunfo para viabilizar sua postulação a prefeito do Recife?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário