sábado, 22 de setembro de 2012

Quarta fase da campanha do TSE ressalta importância da Lei da Ficha Limpa

Começa neste sábado (22) a quarta fase da campanha de esclarecimento sobre as Eleições 2012. Mais uma vez, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) levará à população vídeos e spots de rádio que ressaltam a importância da Lei da Ficha Limpa para o Brasil.
As mensagens dessa fase da campanha também explicam os documentos que devem ser apresentados no momento da votação e falam sobre a biometria, tecnologia que identifica o eleitor pelas impressões digitais na hora do voto.
O filmete e spot sobre a Lei da Ficha Limpa lembram que a norma nasceu da iniciativa popular, após uma abaixo-assinado reunir mais de um milhão de nomes pela apresentação do projeto de lei ao Congresso.
“Ficha limpa, o Brasil precisava de uma lei assim”, afirma o locutor, após explicar que a norma busca impedir a eleição de políticos cassados, de candidatos com passados sujo e daqueles que pratiquem o crime da compra de voto.
Na mensagem sobre biometria, o cidadão é informado que a técnica, além de moderna e segura, será utilizada em várias cidades nas eleições deste ano e que a Justiça Eleitoral já cadastrou as digitais de mais de 7 milhões eleitores. “Biometria é o futuro chegando”, afirma o locutor no spot para rádio,que no filmete de TV é um servente.
A partir deste sábado (22), os vídeos e spots da campanha poderão ser baixados no site do TSE na opção “Voto Limpo”. Os arquivos referentes à primeira e segunda fase da campanha também podem ser baixados no mesmo link.http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2012/campanha-eleicoes-2012
A campanha vai ao ar até o dia 4 de outubro e, nas localidades onde haverá segundo turno, será retomada logo após o anúncio do resultado do primeiro turno, devendo ser encerrada no dia 26.
Outras fases
A campanha do TSE começou no dia 21 de agosto com o tema “Valorize seu voto, vote pela sua cidade, vote limpo”. O objetivo é estimular a participação dos eleitores no pleito de outubro e ressaltar a importância de se votar em candidatos ficha limpa.
Na primeira fase, os filmetes e spots alertaram os eleitores para a importância de se pesquisar o passado dos políticos e conhecer as propostas de cada um deles, reforçando os objetivos da Lei da Ficha Limpa.
As mensagens da campanha também incentivaram a participação dos eleitores de todas as idades, inclusive aqueles entre 16 e 17 anos e os com mais de 70 anos, para os quais o voto é facultativo.
A segunda fase da campanha começou no dia 5 de setembro e alertou os eleitores sobre a troca de votos por vantagens. Nos spots e vídeos, a Justiça Eleitoral alertou que quem vende seu voto ganha um dinheiro sujo e perde a chance de votar por um futuro melhor. A campanha também mostrou que os eleitores com deficiência poderão votar com tranquilidade no pleito deste ano.


A terceira fase da campanha começou no dia 11 e setembro. Ela abordou o tema da segurança da urna e o horário de votação.
RR/LF
Leia mais:



Fonte :TSE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário