terça-feira, 25 de setembro de 2012

Greve paralisa quase 100% das agências bancárias do Grande Recife


A greve dos bancários começa a semana com uma grande adesão em Pernambuco, de acordo com o sindicato da categoria. Nesta segunda-feira (24), o levantamento aponta que quase 100% das agências da Região Metropolitana do Recife estão fechadas para o atendimento ao público. No interior do estado, a adesão atinge principalmente os bancos públicos, como o Banco do Brasil, Caixa Econômica e Banco do Nordeste. Ao todo, Pernambuco possui 500 agências.

De acordo com Jaqueline Mello, presidente do Sindicato dos Bancários no estado, a avaliação é de que o movimento grevista está mais forte em relação ao do ano passado. “Na Região Metropolitana, está mais forte. O levantamento fala em quase 100% das agências paradas, tanto privadas quanto públicas, em Olinda, Recife, Jaboatão, Camaragibe, São Lourenço da Mata”, contou.


Na última sexta-feira (21), o comando nacional de greve se reuniu com os sindicatos estaduais e decidiu intensificar a paralisação, caso não ocorra a negociação. Jaqueline Mello, que participou do encontro, contou que ainda não há nenhum indício que aponte um acordo entre trabalhadores e patrões.


No interior, os bancos públicos estão praticamente todos parados; já os privados estão com atividades suspensas em algumas cidades, como Vitória de Santo Antão, Gravatá, Arcoverde e Salgueiro, que são as que têm representantes do sindicato. “Vamos intensificar o movimento e continuar convencendo as pessoas a participarem. Se elas forem trabalhar, vamos ficar na frente, explicar as reivindicações para que adiram ao movimento”, revelou Jaqueline Mello. Nenhuma reunião foi marcada ainda entre sindicatos e a Federação Brasileira de Bancos (Fenabran).

Greve
A categoria rejeitou a única proposta apresentada pelos bancos durante as negociações, que previa reajuste salarial de 6%, contra os 10,25% reivindicado pelos trabalhadores. Em Pernambuco, há 12 mil bancários, sendo que 80% deles trabalham na Região Metropolitana do Recife.

Além do reajuste salarial, a categoria pede aumento do piso, participação nos lucros, Plano de Cargos e Carreiras, mais contratação, mais segurança nas agências, diminuição das tarifas bancárias e dos juros. Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), o piso salarial dos bancários brasileiros é um dos mais baixos do continente.


Fonte :G1 PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário