quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Professor da UFRJ diz que Eduardo Campos “consolida sua presença no Sudeste” e pode voar em 2014

1- Em artigo publicado no jornal “O Globo” desta quinta-feira, o pesquisador do Iuperj  (Instituto Universitário de Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) e professor da UFRJ, Marcus Figueiredo, afirma que o governador Eduardo Campos “consolidou” sua presença no Sudeste, sendo esta, talvez, “a grande novidade destas eleições”.
2- Ele faz, em seguida, considerações interessantíssimas sobre as eleições no Brasil inteiro, a saber:
3- As pesquisas estão mostrando a quebra do “duopólio” PSDB-PT nas principais capitais do país.
4- A “direita populista” (que já elegeu Jânio, Maluf e Celso Pitta) está voltando ao poder em São Paulo com Celso Russomano (PRB), 1º colocado nas pesquisas.
5- O PMDB “autêntico-pragmático” se consolida no Rio de Janeiro com a provável vitória do prefeito Eduardo Paes, apoiado pelo governador Sérgio Cabral (PMDB).
6- O PSDB paulistano não será mais o mesmo após a derrota de José Serra. Lula conseguiu quebrar a “espinha dorsal do tucanato paulistano”, com ajuda do próprio Serra, primeiro governante que padece de “desgaste de material” sem ter cumprido os seus mandatos (de prefeito e de governador).
7- A vitória do PMDB no Rio, em coligação com o PT, marca o fim do “brizolismo” e abre uma “bela avenida” para Dilma.
8- A vitória de Márcio Lacerda (PSB) em Belo Horizonte, mesmo com o apoio de Aécio Neves, “consolida a presença de Eduardo Campos no Sudeste”.
9- “Eduardo Campos, com um pé no Sudeste e sua liderança no Nordeste, tendo o Recife como maior base de apoio, credencia-se para voos mais altos”.
10- A queda de Serra em SP deixa Aécio Neves livre no PSDB para disputar a presidência da República em 2014.
Fonte :Blog de Inaldo Sampaio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário