quarta-feira, 17 de março de 2010

Abandono de terras onde a Arena da Copa será construída gera reclamações

Obras devem começar em maio; enquanto isso, famílias que moram e trabalham no loteamento dizem que estão desamparadas

Faltam quatro anos para Copa do Mundo do Brasil. Pernambuco foi escolhido pra sediar jogos. Pelo projeto aprovado, vai ser construída uma arena novinha em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana. Até agora 606 pessoas se inscreveram na Agência do Trabalho para a construção dessa arena.

Mas ainda não tem um número definido de vagas oferecidas para essa obra, que deve começar em maio. Vinte e duas empresas participam da licitação e o resultado sai na próxima segunda-feira (22). Enquanto isso, as famílias que moram e trabalham nas terras reclamam que o loteamento está abandonado.


Entrar em Jardim Penedo de Baixo, em São Lourenço da Mata, é tomar um susto. Quem dá as boas vindas por lá é o abandono. O primeiro sinal tá logo na entrada, o prédio da sede da Associação de Moradores. Nem a polícia, que ficava na BR, na entrada da comunidade, dá mais as caras. “Faz três meses que não tem viatura não tem mais nada aqui. Abandonaram mesmo”, disse o agricultor Vandélson Gomes.

O medo de invasão preocupa. A polícia ficou de plantão no local durante sete meses para cumprir uma ordem. “A ordem era não construir, não cuidar, não plantar, a ordem era não fazer nada na terra¨, falou o diretor da Associação de Moradores de Penedo de Baixo, Luiz de Oliveira.

Por conta disso, muitos foram embora. Quem ficou, volta aos poucos a produzir. "Nós não podemos fazer mais nada, investir mais nada. Nem nas casas, nem na piscicultura que é meu meio de vida. Onde eu gero emprego para mim e para famílias direta e indiretamente”, explicou a piscicultora Janecleide Albuquerque.

O único sinal da Copa, até agora, é o papel de cadastro na porta de casa. “Hoje, a gente está num tormento porque a gente não sabe se as obras vão ou não começar”, reclamou o funcionário público Rafael José da Silva.

O Governo do Estado garante que as famílias serão ressarcidas. “Estamos iniciando o levantamento das benfeitorias do que essas famílias realizaram para depois fazer um processo de indenização das benfeitorias. Existem 250 famílias no terreno e essas famílias são invasoras de um terreno público”, explicou o secretário da Casa Civil de Pernambuco, Ricardo Leitão.

Apesar das cobranças pelo atraso da obra na maioria das sedes, o Governo de diz tranquilo. O edital deveria ter sido lançado no dia sete de fevereiro. A obra deve começar agora no dia 3 de maio. “Mesmo com o adiamento há o compromisso do Governo de Pernambuco de concluir a construção da Arena no dia 31 de dezembro de 2012, que é o prazo final determinado pela Fifa para o início da operação da Arena", complementou.

Uma das dificuldades do Governo foi convencer os clubes do Recife a não jogar apenas em seus estádios e aceitar um contrato com as empresas interessadas na licitação. “Vocês acompanharam em nosso conselho deliberativo. Há resistência de nossos conselheiros e sócios. O Santa Cruz não vai participar, não levar jogos para a Arena da Copa. A decisão tomada já está comunicada ao Governo¨, falou o presidente do Santa Cruz, Fernando Bezerra Coelho.

“O Sport é contra a proposta que foi feita para que a gente possa jogar lá durante um período longo, cerca de 30 partidas por ano. Então, nós reunimos as lideranças que foram contrárias, nós reunimos o Conselho que foi contrário”, disse o presidente do Sport, Sílvio Guimarães.

Mas o Governo do Estado, depois de tantas negativas, ao que parece, encontrou um parceiro. O Clube Náutico Capibaribe que, quando assinar o contrato, estará obrigado a mandar jogos do time na Arena da Copa por um período de trinta anos. “O Náutico tem interesse em jogar na Arena da Copa. Logicamente, que isso é uma questão que tem que se muito debatida internamente dentro do Conselho Deliberativo e numa assembleia geral de sócios. O interesse existe, mas o Governo, junto com o parceiro tem que oferecer vantagem e segurança ao clube", falou o presidente do Náutico, Berillo Júnior.

Interesse suficiente para o Governo garantir que Pernambuco será sede da Copa. E que as famílias que moram no local do futuro estádio terão opinião diferente da atual.

A reunião do conselho do Náutico que vai decidir se aceita ou não a proposta do consórcio ainda não foi marcada. A proposta é a seguinte: além de ceder a arena para jogos, o consórcio daria R$ 10 milhões em obras para o clube e ajudaria na redução da dívida com a Justiça do Trabalho.

Com essa ajuda, o Náutico terminaria a obra do centro de treinamento, construindo um hotel-concentração e mais dois campos de futebol.

Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário