segunda-feira, 29 de março de 2010

Prefeito Ettore Labanca entrega nova escola de Constantino com muita festa e participação popular

Bem no alto do Loteamento Constantino um novo espaço passa a fazer parte da rotina de crianças e adultos a partir desta segunda-feira (29). É a Escola Doutor Henrique de Queiroz Monteiro – Criança Esperança, entregue no último domingo (28) pelo prefeito Ettore Labanca a todos os moradores da localidade. Em meio a muita festa e recreação, que contou com a presença de secretários e autoridades municipais, o sorriso de cada morador traduzia o valor do mais novo presente que começa a mudar o cenário do loteamento. De promessa cumprida, o prefeito não parou por aí e fez questão de assumir novos compromissos com a comunidade.

“Essa escola foi construída com muita luta e sacrifício. Sunamita mostrou as dificuldades e hoje a escola está sendo entregue a Constantino, dando oportunidades e facilitando a vida dessas crianças. A base de todo desenvolvimento é a educação. Sem educação ninguém vai a lugar nenhum”, afirmou. O prefeito ressaltou ainda as dificuldades passadas pelas crianças para ter acesso a educação. “As crianças de Constantino estavam andando quatro, cinco quilômetros a pé, debaixo de chuva e de sol, descendo e subindo ladeira para poder freqüentar uma escola”, disse.

Um das crianças que enfrentava diariamente esses problemas era a menina Sunamita Xavier, de 8 anos de idade. No quadro Vida Real, da Rede Globo, a criança pediu ao prefeito a escola. Agora atendida, transbordava alegria ao inaugurar a unidade de ensino ao lado do prefeito. “Antes eu andava muito, não conseguia fazer a tarefa. Agora eu vou estudar mais, não vou mais ficar cansada e vou fazer todas as tarefas”, disse.

O mesmo sentimento de Sunamita foi compartilhado por todos os moradores da localidade, que compareceram a inauguração e participaram também da distribuição de brindes para as crianças e do sorteio de 30 eletrodomésticos. Todos se mostravam entusiasmados com a nova conquista e a espera das melhorias relatadas pelo prefeito.

“Nós já adquirimos um terreno para a construção de uma quadra poliesportiva. Estamos limpando e vamos construir uma área de lazer não só para as crianças como também para a comunidade de Constantino. Também irei instalar um centro de saúde com o Programa de Saúde da Família e trazer uma ambulância para atender os moradores”, explicou.

A vice-prefeita, Íris Moura, aproveitou a data para fazer um apelo aos pais e alunos. “Abracem essa escola, cuidem dela, zelem, porque ela é de vocês”, disse. O vereador Gilberto Monteiro agradeceu ainda a homenagem ao seu bisavô, dono do nome dado a escola. “Ele passou toda a sua vida em Muribara e foi prefeito de 1910 a 1912. Cada escola inaugurada é motivo de alegria”, comentou.

ESTRUTURA – A nova escola conta com quatro amplas salas de aula, com capacidade para atender até 360 alunos. A cozinha da unidade foi toda equipada com móveis novos e eletrodomésticos como fogão, freezer e geladeira para garantir a merenda escolar. Além disso, a estrutura ganhou dois banheiros, um almoxarifado, uma secretaria e uma diretoria.

Pela manhã, a unidade atende os alunos do Pré-escolar, 1ª e 2ª série, no horário das 7h às 11h. Pela tarde, ganham as salas de aula as crianças da 3ª e 4ª série, no período das 13h às 17h. À noite, das 19h às 22h, é a vez dos mais velhos freqüentarem as aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Quem ainda não se matriculou pode procurar a secretaria da escola para garantir sua vaga.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário