quarta-feira, 17 de março de 2010

Prefeitura entrega certificados de qualificação à primeira turma de trabalhadores na área da construção civil

Orgulho. Este era o sentimento expresso no rosto das 166 pessoas que receberam os diplomas de conclusão de curso na área da construção civil. E para quem pensa que ser pedreiro, pintor, armador de ferragem, montador de andaime, instalador predial, entre outros, é coisa para homem, se engana. As mulheres também marcaram presença nos cursos e garantiram a certificação. O Centro Social Urbano ficou lotado na tarde desta quarta-feira (17) com os concluintes. Alguns levaram até os familiares para presenciarem este momento.

Participaram da solenidade a secretária de Assistência Social, Nadja Santana, o secretário de Infraestrutura, Ivaldo Beltrão e, representando o prefeito, o secretário de Governo e Segurança Comunitária, Maciel Rogério. Também compareceram ao evento a secretária-adjunta de Assistência Social, Zaneide Calábria e o secretário-adjunto de Infraestrutura, Tarcísio Cruz, além de vários membros da Secretaria de Assistência Social (SEAS) e representantes do Plano Setorial de Qualificação e Inserção Profissional (PlanSeQ).

A iniciativa partiu da SEAS juntamente com o PlanSeQ, vinculado ao Programa Bolsa Família, do Governo Federal. Porém a mobilização foi geral no município, passando pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e também pela Secretaria de Educação. E o objetivo não é parar por aí. A intenção é criar novas turmas para 2010, visando as obras da Copa do Mundo de 2014.

O secretário Maciel Rogério ressaltou a importância de se criar oportunidades como esta. “É muito importante para vocês participarem de cursos como este. Mas que este seja apenas mais um. Procurem cada vez mais se capacitar, já que o estudo é um exercício contínuo”, lembrou. O PlanSeQ avaliou como positiva a participação de São Lourenço da Mata no programa, em relação a outros município do estado.

Para Felipe Manoel de Santana, 19, que concluiu o curso de armador de ferragem e montador de andaime, a oportunidade foi muito importante para a sua vida profissional. “A capacitação foi boa para que a gente se especializasse dentro da construção civil, já que o município vem recebendo várias obras de infraestrutura, principalmente para a Copa do Mundo. Vai ser bom porque as construtoras poderão utilizar trabalhadores daqui de São Lourenço da Mata e não mais trazer mão-de-obra de fora”, ressaltou.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário