terça-feira, 9 de março de 2010

Município inicia campanha contra a gripe H1N1 vacinando profissionais de saúde. Populares recebem a vacina a partir do dia 22

São Lourenço da Mata já deu início com sucesso à Campanha de Vacinação contra o vírus H1N1. Até esta terça-feira (9) já foram vacinados 200 profissionais de saúde. Mas o trabalho de imunização segue em quatro etapas até o dia 7 de maio. Na data, o município deverá ter vacinado cerca de 48 mil pessoas. E para isso, a Secretaria de Saúde montou esquema especial nos Postos de Saúde da Família (PSFs).

Nesta primeira etapa, que segue até o próximo dia 12 estão sendo imunizados todos os profissionais que trabalham nos centros de saúde, como médicos, enfermeiros, vigilantes e funcionários responsáveis pela limpeza. Já na 2ª etapa, que vai de 22 de março a 2 de abril, é a vez das gestantes, das crianças de 6 meses de idade até 2 anos, e de pessoas com doenças crônicas garantirem a imunização.

A 3ª etapa, de 5 a 24 de abril, vacina adultos de 20 a 29 anos, grupo que, segundo a gerente do Programa de Imunização, Fernanda Carvalho, merece atenção. “Foi esta faixa etária que mais apresentou a doença no ano passado. Então este ano temos que alertar as pessoas para que se vacinem e assim evitem contrair o vírus H1N1”, ressaltou.

Na última e 4ª etapa, os idosos com doenças crônicas receberão a vacina. Mas os que não apresentarem esse tipo de doença também devem comparecer aos PSFs. “Os idosos que apresentarem essas doenças irão ser imunizados contra a gripe A, já os que não apresentam serão imunizados apenas contra a gripe comum, que terá seu dia D da vacinação em 24 de abril, quando começa essa etapa”, disse.

A 4ª etapa segue até o dia 7 de maio. Em cada PSF, a população irá receber um novo cartão de vacinação emitido pela Secretaria de Saúde especialmente para a imunização contra a gripe A.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário