quarta-feira, 17 de março de 2010

IBGE inicia trabalhos para o Censo 2010 e lembra que inscrições para concurso seguem até o dia 4


Faltando pouco mais de 15 dias para o término das inscrições para as 95 vagas de recenseador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) destinadas aos moradores de São Lourenço da Mata, uma notícia começa a preocupar os representantes do Instituto. Até esta terça-feira (16), o número de inscritos não chegou nem a metade do quantitativo de vagas oferecidas. Mesmo assim, ainda resta tempo para os são-lourencenses mais atrasados.

A inscrição pode ser realizada até o dia 4 de abril, através do site www.cesgranrio.org.br, com taxa de R$ 18. Quem garantir a participação na disputa irá concorrer a uma vaga com contrato temporário de cinco meses e remuneração que pode chegar a até R$ 1.800, para 5 horas diárias de trabalho. Os candidatos devem ter nacionalidade brasileira, ser maior de 18 anos, ter primeiro grau completo e obrigações militares e eleitorais cumpridas.

Embora ainda haja a deficiência no número de inscritos, os trabalhos do Censo 2010 em São Lourenço da Mata já tiveram início com toda força. Uma equipe com 16 supervisores, todos moradores do município, já foram selecionados através de concurso público, e darão início na próxima semana à etapa de pré-coleta.

Nessa fase inicial eles percorrerão todo o município para fazer o levantamento das unidades domiciliares. Representantes do IBGE se reuniram com autoridades municipais e representantes de associações de moradores nesta terça-feira (16) para debater a execução e importância das ações.


Segundo o coordenador de área do Censo 2010, William Roberto Paterson, a parceria municipal é de extremo valor para o desenvolvimento das atividades. “Desde nossa primeira reunião o prefeito Ettore Labanca afirmou que não faltaria apoio para que o IBGE pudesse cobrir todo município. E por isso buscamos essa parceria com a Secretaria de Saúde e de Educação para multiplicar as ações que geram o Censo”, ressaltou.

Os materiais de campanha do Censo 2010 já estão espalhados pelas cidades e agora serão também difundidos pelos agentes comunitários de saúde e pelos estudantes da rede municipal. “Divulgando para os alunos teremos o rebatimento direto nas famílias”, disse o Secretário de Educação, Amaro Barbosa. Em 10 dias as unidades da rede irão receber cartazes e cartilhas do programa “Vamos Contar”.

Mas na próxima segunda-feira (22), os são-lourencenses já podem começar a contribuir com os supervisores do programa. “Estaremos com um posto aqui na rua da Prefeitura. Todos os supervisores estarão devidamente identificados com colete, crachá, boné e PDA (micro computador). As pessoas podem informar o seu domicílio no local”, afirmou Paterson.

Na cidade, serão percorridos 135 setores. Quem executará esse trabalho serão os recenseadores selecionados através do concurso público, que será realizado em 30 de maio. “Esses profissionais começarão a trabalhar em junho, e nesse período os supervisores já terão varrido todo o trecho da área urbana, para que neste mês os recenseadores estejam de posse dos números das casas que irão visitar. Não vamos permitir que ninguém deixe de ser recenseado”, explicou Paterson.
Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário