sexta-feira, 30 de setembro de 2011

São Lourenço da Mata tem redução no índice da dengue mais uma vez esse ano.

Após uma semana de trabalho e pesquisa, a Secretaria Municipal de Saúde e a Divisão de Vigilância Ambiental, divulgou nesta segunda-feira (19), o resultado do 5º Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 5 e 9 de setembro de 2011.

O LIRAa acontece a cada dois meses e é utilizado para identificar as áreas de risco para ocorrência da dengue.


Para que a pesquisa fosse realizada abrangendo todos os bairros do município, o Centro de Vigilância Ambiental dividiu a cidade em seis áreas, denominada de estratos, onde durante uma semana os Agentes de Combate às Endemias (ACE) e os supervisores de campo puderam avaliar o índice de infestação da doença. De acordo com o levantamento, São Lourenço da Mata apresenta um (IIP) Índice de Infestação Predial com um percentual de 2,3%, considerado de Médio Risco pelo Ministério da Saúde.

No último LiRAa, realizado em julho/2011, o índice era de 2,9% de infestação predial, uma redução considerada satisfatória. Segundo o gerente de endemias da secretaria municipal de saúde, Gilberto Miguel, explicou que, nos bairros onde os índices estão mais elevados, as ações serão redobradas e intensificadas nas localidades com percentuais acima de 1%.

“Vamos trabalhar de forma ainda mais efetiva para reduzir o problema da dengue e conseqüentemente baixar ainda mais os índices nos bairros, vamos manter também a vigilância, pois não podemos descuidar, para isso nossas ações serão realizadas diariamente pelos Agentes de Combate às Endemias, que visitam residência por residência, em busca de focos, eliminando os possíveis criadouros com a aplicação de larvicida, além de fazer a parte de educação em saúde com informações educativas”.

Vamos Combater à Dengue – Não deixe água acumulada, vire as garrafas e latas velhas; mantenha a caixa d’água completamente fechada para impedir que vire criadouro do mosquito; mantenha bem tampados tonéis e barris com água; encher de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta, não deixe que as calhas d’água fiquem entupidas; não deixe pneus expostos às chuvas.

Fonte:Portal Slnet1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário