quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Começou ações do Projeto SANAR de Combate a Esquistossomose em Nova Tiúma

Como forma de intensificar as ações do Programa de Combate à Esquis-tossomose (PCE), no bairro de Nova Tiúma, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Lourenço da Mata, por meio do Centro de Vigilância Ambiental, deu inicio nesta segunda-feira dia 05 de setembro ao combate a esquistossomose, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado através do projeto SANAR, serão realizados 378 exames nos moradores das 07 microareas existentes, na ocasião serão repassados informações educativas sobre a doença, como também, o levantamento do índice de positividade do bairro. “O nosso objetivo é de sensibilizar os moradores sobre os cuidados e prevenção contra a doença e mapear as áreas de maior risco de contaminação da localidade”. Informou Gilberto Miguel. Gerente de Endemias.


A Esquistossomose, que também é conhecida como xistose ou barriga d’água, é grave e pode, inclusive, levar à morte. Para descobrir e tratar os casos de esquistossomose, 14 agentes de saúde, sendo 04 da 1ª Geres, 04 do CVA e 06 do PSF de Nova Tiúma, que realizarão visitas às residências. A proposta é orientar os moradores e entregar os coletores para coletas de fezes para realização dos exames parasitológicos.


Durante a visita os agentes, estarão devidamente identificados com uniforme e crachá. Além de receber as orientações, é preciso que a população colete o material e o devolva aos agentes no dia seguinte à visita, para realização do diagnóstico. Para esclarecimento de dúvidas ou mais informações sobre a campanha, a população deve entrar em contato com o Setor de Endemias pelo telefone 3519-2530 e 3525-6553.

Transmissão e sintomas

A esquistossomose é uma doença causada por vermes. Os ovos são eliminados pelas fezes de humanos infectados. Em contato com a água, os ovos eclodem e liberam larvas, que infectam caramujos hospedeiros intermediários que vivem nas águas dos rios, riachos e valas.

Fonte:Portal Slnet1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário