terça-feira, 13 de setembro de 2011

Dom Agostinho Ikas, o Codai, (5º lugar), das escolas de referência

Pernambuco ficou acima da média nacional no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2011, ano base 2010, divulgado recentemente pelo Ministério da Educação (MEC). A média no País, nas provas objetivas, foi de 511,0. O Estado obteve, com 51 escolas de referência, 542,21. No ano passado, a média pernambucana foi de 515,12.

“Essa mudança foi promovida nos últimos quatro anos e isso reforça que o trabalho do Governo do Estado na área de Educação está no caminho certo. Até 2014, teremos 300 escolas do ensino médio funcionando como escolas de referência, oferecendo educação integral ou semi-integral aos alunos que desejarem”, declara o secretário de Educação, Anderson Gomes.

A Escola de Referência em Ensino Médio Tito Pereira de Oliveira, em Camaragibe, obteve 590,26 no ENEM. A Escola Professor Adauto Carvalho, em Serra Talhada, teve média 586,96. Em seguida, vem a Escola de Referência em Ensino Médio de Timbaúba, no município de mesmo nome, com nota 585,90.

Ainda dentro da mesma ideologia das escolas de referência estaduais, o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) registrou a maior média geral no Estado com 707,26. O Colégio Militar do Recife obteve o 3º lugar e o Agrícola Dom Agostinho Ikas, o Codai, (5º lugar), ligado à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Os três colégios de aplicação da Universidade de Pernambuco (UPE), em Nazaré da Mata, Garanhuns e Petrolina, também estão no grupo dos 10 primeiros colocados, entre escolas públicas, no ENEM.

O resultado do ENEM está disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo exame. Desta vez, a avaliação foi realizada de modo diferenciado dos outros anos. O Inep dividiu as escolas em grupos, levando em consideração o percentual de participação dos alunos no teste. Assim, as unidades escolares foram separadas em quatro grupos: com mais de 75% de participação dos alunos, o segundo de 50% a 75%, o terceiro entre 25% a 50% e o quarto com participação de até 25%.

Participação – A secretária executiva de Gestão da Rede, Margareth Zaponi, acredita que estimulando a participação dos alunos da rede no exame nacional, a tendência é que o resultado alcançado pelas escolas estaduais seja ainda mais positivo. “O que precisamos incitar nas nossas unidades é o aumento da adesão dos estudantes. Se avaliarmos somente o resultado do Enem, sem a participação, verificamos que o resultado das escolas estaduais está acima da média das escolas públicas do Brasil”, analisou. De acordo com ela, a Secretaria de Educação vem desenvolvendo um conjunto de ações para garantir que as escolas estaduais se encontrem entre as melhores até 2014.

Ensino Integral - Pernambuco começou o ano letivo de 2011 com mais 130 mil alunos inscritos no Programa de Ensino Integral, o que representa um crescimento de 50% em relação ao ano passado. O aumento ocorre em virtude da expansão das Escolas de Referência do Governo do Estado, que este ano implanta 14 unidades, totalizando 174. Esse programa faz parte da política estadual reestruturação do ensino médio, que vem sendo implementado desde 2007 pela Secretaria de Educação (SE).

De acordo com o secretário de Educação, Pernambuco é o primeiro estado brasileiro a implantar uma política de reestruturação, oferecendo ensino médio integral e jornada ampliada. “Esse é um grande avanço na nossa política educacional. A reorganização da rede possibilita o desenvolvimento de ações que qualificam o aprendizado dos estudantes e promovem a valorização dos servidores da educação, especialmente dos professores. Os avanços estão acontecendo para permitir que nossos jovens venham a acompanhar o acelerado ritmo do crescimento de Pernambuco. Queremos nossos estudantes qualificados na educação básica e preparados para os empregos que aqui estão chegando”, declara.

Fonte: Assessoria de Comunicação SE.

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