quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Passeio gratuito desvenda as obras de Abelardo da Hora

As obras do escultor Abelardo da Hora que estão situadas em diversos pontos da cidade serão o mote da próxima edição do projeto Conheça o Recife. Com o tema "Mural e Esculturas de Aberlado da Hora nos Parques e Praças do Recife", os participantes vão visitar, no próximo sábado (24) o ateliê do artista, na Rua do Sossego, além do Parque 13 de Maio, onde está a obra “Cantadores e o Vendedor de Caldo de Cana”.

O passeio panorâmico também terá como paradas obrigatórias a Praça Euclides da Cunha, onde estão as obras "O Sertanejo", "Vauthier" e "Monumento aos Heróis de 1817"; a Praça da República onde está "Enéas Freire e o Galo da Madrugada", além das obras “Monumento à Restauração Pernambucana”, localizados na Praça Sérgio Loreto; ”Monumento a Zumbi dos Palmares”, na Praça do Carmo; “Memorial do Frevo”, na Rua da Aurora; o “Monumento ao Maracatu”, na Praça Vital de Negreiros; e o “Mural da Escravatura”, no edifício situado em frente da Praça Joaquim Nabuco.

As inscrições são gratuitas,porém limitadas. Os interessados devem fazer a reserva através do telefone 3355-8847 até esta sexta-feira (23). A organização do evento pede que os inscritos levem um pacote de leite que será doado aos Núcleo de Apoio aos Idosos.

Biografia - Abelardo da Hora nasceu em 1924 em Pernambuco no município de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, onde atualmente está sendo erguido o estádio que vai sediar a Copa da Fifa 2014 em Pernambuco. Suas obras refletem as questões sociais vividas no Nordeste brasileiro. Abelardo foi um dos idealizadores do Movimento de Cultura Popular. É escultor, ceramista e desenhista. Um de seus mais recentes trabalhos está na área externa do Parque Dona Lindu com o "Memorial dos Retirantes" no qual foi esculpida a mãe do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com todos os filhos.

Fonte:Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário