quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Revitalização do câmpus é questão urgente na UFRPE, diz futura reitora

Eleita primeira mulher reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a atual pró-reitora de ensino de graduação, Maria José de Sena, sabe que terá muitos desafios a partir de maio do ano que vem. O primeiro deles, para ela, será a revitalização do câmpus universitário.
"Sentimos a necessidade de reavaliar nosso câmpus na questão da sinalização, iluminação e espaços de vivência. Vamos trabalhar nisso logo quando assumirmos a instituição", declarou a professora.

Ela também destacou o projeto de segurança eletrônica e fortalecimento do quadro de vigilantes e de parceria com a PM como prioridade, apesar de enfatizar que todas as outras ações - capacitação e valorização dos técnicos e docentes, fortalecimento de políticas de gestão estudantil e readequação de espaços físicos - serão trabalhadas paralelamente.

Em entrevista ao NE10, a professora Maria José falou sobre projetos, o sentimento de ser a primeira mulher eleita reitora da Rural e a importância de dois licenciados assumirem a instituição.

A professora vai administrar a UFRPE no quadriênio de 2012 a 2016, em substituição ao atual reitor Valmar Corrêa de Andrade, de quem contou com apoio durante a campanha eleitoral. Ela cuidará de três câmpus (Recife, Garanhuns, no Agreste, e Serra Talhada, no Sertão), do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Codai), em São Lourenço da Mata, dos polos de educação a distância, além do novo campus que será inaugurado no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife.

Maria José de Sena, de 50 anos, é licenciada em ciências biológicas pela Universidade Católica de Pernambuco e em ciências agrícolas pela UFRPE, doutora em medicina veterinária preventiva e epidemiologia. Já o vice-reitor, Marcelo Carneiro Leão, 45, é professor de química e atualmente coordena o programa de pós-graduação stricto sensu.

É a primeira vez que uma dupla de licenciados pela própria Rural assume os cargos maiores da universidade. "Temos uma visão diferenciada para a educação. Nós convivemos com as necessidades dos cursos e vamos direcionar ações de fortalecimento para a formação dos nossos profissionais", finalizou.

Os professores Maria José de Sena e Marcelo Carneiro Leão receberam 47,5% dos cerca de 9 mil votos. A votação foi paritária, ou seja, professores, estudantes e técnico-administrativos tiveram o peso de 1/3 cada.

Fonte: Do NE10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário