quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O primeiro acordo

em São Lourenço da Mata, onde será construída a Cidade da Copa, foi encerrada ontem.

Moradores da comunidade conversaram ontem com Ricardo Leitão sobre a desocupação. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A PressDesde que o megaprojeto pernambucano da Copa do Mundo de 2014 foi apresentado em 15 de janeiro, o governo do estado e a associação de moradores de Jardim Penedo de Baixo sempre discordaram em relação ao número de famílias que terão quer ser removidas da área e, consequentemente, indenizadas pelo estado.

Antes, o governo alegava que eram 52 famílias, contra 450 listadas pelos moradores. Com o acordo firmado ontem à tarde, entre representantes da comunidade e o secretário da Casa Civil, Ricardo Leitão, um novo levantamento será feito em novembro, através da Companhia de Habitação de Pernambuco (Cehab). Os valores não foram divulgados.

O encontro foi o primeiro encontro de representantes de Jardim Penedo com o governo do estado, no Palácio do Campo das Princesas, sobre a polêmica em relação ao terreno pertencente ao governo, mas que passou a ser ocupado no fim da década de 70. Apesar de o encontro ter sido marcado há uma semana com a Casa Civil, o presidente da Associação de Moradores de Jardim Penedo, Josenildo Pedro, alega que há cinco meses tentava uma reunião com representantes do estado.

Ontem, durante cerca de 1h30 de conversa, quatro representantes da comunidade, que foram acompanhados de um advogado, repassaram todos os questionamentos sobre a retirada dos moradores em 2010. Ricardo Leitão informou que, inicialmente, apenas a população localizada nos 50 hectares da área noroeste do terreno (local onde será erguida a arena) é que terá que deixar a área. O restante será removido aos poucos, já que a Cidade da Copa, com cerca de nove mil moradias, hospital metropolitano e centro comercial, só deverá ser concluída em 2017. "Expliquei detalhes do projeto e todo o cronograma. Sobre o número de moradores, nós chegamos a fazer um levantamento por terra e outro aéreo, mas vamos fazer o cadastro da população em conjunto dessa vez, porque queremos esse entendimento", disse o secretário da Casa Civil.

Por outro lado, o mecânico Josenildo Pedro argumentou que além da indenização, a comunidade solicitou uma capacitação de parte dos moradores, que seriam inseridos na Cidade da Copa, cujo projeto irá contemplar pessoas das classes B e C (bem acima da população do terreno em São Lourenço). "Conseguimos uma vitória hoje (ontem)."

Copa 2014 // Moradores de Penedo de Baixo, local onde será erguida a arena, conseguem garantias do governo estadual sobre as indenizaçõesi

cassiozirpoli.pe@diariosassociados.com.br

Fernandes/DP/D.A Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário