quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Município se concentra no combate e identificação dos casos de Hanseníase

São Lourenço da Mata já estreou com sucesso a campanha contra a Hanseníase. Profissionais de saúde se juntaram a população nessa terça-feira (20) para promover uma conscientização na Igreja Matriz. Moradores do Parque Capibaribe, da Vila do Reinado, do Centro, e alunos do Colégio Conde Correia, fizeram questão de comparecer para receber as informações da coordenadoria de Hanseníase da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Mas além da palestra, as ações seguiram em todos os Postos de Saúde da Família (PSFs).

A campanha termina na sexta-feira (23), mas em São Lourenço da Mata os profissionais continuam com os trabalhos. Nesta semana, os 22 Postos de Saúde da Família (PSFs), os Centros de Saúde Aristeu Chaves e Avenida Dois, e o antigo Pam, estarão funcionando das 8h às 12h, e das 13h às 17h. Os profissionais de saúde também já estão nas ruas distribuindo folders e cartazes informativos sobre a doença.

Nesta quinta-feira (22), dia D da Campanha, a população do Parque Capibaribe, Centro e Vila do Reinado receberão atendimento no Centro de Especialidades Médicas, o antigo Pam. No local, o atendimento será mediante comprovante de residência. Nas escolas e nas próprias unidades de saúde, continuam ministrando palestras.

A enfermeira Viviane Lira reforça a importância de realizar o auto-exame na pele. “As pessoas podem olhar a pele diariamente. Caso identifiquem manchas esbranquiçadas, lesões, e até perda de pelos em alguma área, elas devem procurar de imediato os postos de saúde”, indicou.

Ainda de acordo com Viviane, a doença diagnosticada precocemente oferece condições mais favoráveis de tratamento. “Ao contrário do que as pessoas pensam, a hanseníase tem cura, tem tratamento e medicamento disponibilizado gratuitamente todo mês pelo Ministério da Saúde. Mas as pessoas devem procurar o atendimento o mais rápido possível para evitar maiores seqüelas da doença”, explicou.

SAIBA MAIS

A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa que pode afetar a pele, os nervos periféricos, a mucosa do trato respiratório superior, olhos e outras estruturas. É transmitida diretamente de pessoa a pessoa, através do convívio prolongado com doentes das formas contagiantes, sem tratamento. As vias de eliminação mais importantes são as vias aéreas superiores e pele com soluções de continuidade.

No diagnóstico a anamnese e o exame físico cuidadoso permitem, quase sempre, o diagnóstico clínico da hanseníase. O exame físico divide-se em dermatológico onde devem ser investigadas: manchas, infiltrações, nódulos, placas, alopécia localizada e ulcerações. E o neurológico há pesquisa de sensibilidade nas lesões, palpação dos principais nervos periféricos e verificação da integridade anatômica e avaliação motora, das mãos, pés e face.

O tratamento específico da pessoa com hanseníase, indicado pelo Ministério da Saúde é a poliquimioterapia (PQT) padronizada pela Organização Mundial de Saúde, que é administrado de acordo com a classificação operacional do doente em Pauci ou Multibacilar. Todos os pacientes recebem o regime adequado de PQT. Sua aplicação requer pouca infra-estrutura e fácil treinamento. A alta por cura é dada após a administração do número de doses preconizadas pelo esquema terapêutico.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário