quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Reação imediata

Foto: Lula Marques

Poucos dias depois do PSB anunciar a filiação do senador Cid Gomes, da secretária executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela, e de dezenas de prefeitos do Ceará, o PDT vai, enfim, embarcar na gestão de Raquel Lyra (PSDB), ocupando a titularidade da pasta de Criança e Juventude com Ismênio Bezerra, que ainda ontem (6) se despediu da sua antiga missão na União.

Na teoria, a indicação partiu do ministro da Previdência Social Carlos Lupi, que deve vir ao Recife para participar da posse de Ismênio. E na prática, a estrutura ficará para o presidente do PDT em Pernambuco, Wolney Queiroz, que trabalha para voltar à Câmara Federal e vai poder contemplar aliados na secretaria, já que no governo Lula nunca teve essa liberdade.

Nos bastidores a informação é de que o PDT já tinha tomado a decisão, mas estava esperando o momento certo para agir. As especulações para a entrada da legenda no governo começaram ainda no ano passado, quando a governadora Raquel Lyra (PSDB) iniciou uma ofensiva para atrair a sigla. Foram inúmeras conversas com Lupi até que o martelo fosse batido.

Assim como o Ceará é a principal célula para o PDT, já que é o reduto eleitoral do ex-candidato à presidência da República pelo partido, Ciro Gomes, Pernambuco é o berço do PSB. Se a resposta que foi dada por Lupi, Wolney e companhia, em sua devida proporção, causará algum efeito político e administrativo, o tempo ficará encarregado de dizer.

Segunda etapa – Não é segredo para ninguém que Caruaru é prioridade para o PDT e os reflexos dessa aliança entre o partido e a governadora Raquel Lyra (PSDB), que tem como objetivo principal 2026, devem ser sentidos na eleição municipal deste ano. Enigmática, a tucana tem “jogado parada” na cidade e pode optar por se abster, pelo menos publicamente, na Capital do Agreste. 

Herdeiro – Filho do presidente e deputado estadual do PT, deputado Doriel Barros, o estudante Danilo Barros vai estrear na eleição deste ano. Disputará o cargo de vereador em Garanhuns. O anúncio feito ontem (6), ao lado do prefeito Sivaldo Albino (PSB), também sela a manutenção da aliança entre os dois partidos para este ano.

Sucesso – Realizada na Rua da União, na tarde de ontem (6), a prévia carnavalesca Alepe Folia, que reuniu diversos políticos, serviu como um “esquenta” para o Carnaval. A presença do chefe da Casa Civil do Governo de Pernambuco, Túlio Vilaça, representa que existe uma tentativa de relação harmoniosa entre os poderes, pelo menos por parte do advogado. 

Expectativa – Logo mais, às 10h, o Pleno do TCE analisará a medida cautelar concedida pelo conselheiro Eduardo Porto, para que os servidores do Governo do Estado continuem atuando em cargos de confiança na Prefeitura do Recife. A tendência é que os demais integrantes da Corte sigam a posição inicial.

Endereço – Antes visto como aposta do MDB para as eleições em Camaragibe, o ex-vice-prefeito da cidade, Bosco Silva, resolveu disputar o cargo ao Executivo pelo PSD do ministro André de Paula. O anúncio será feito pelos próximos dias e é um fato novo na cidade, que deve ter uma das eleições mais acirradas do estado.

Fonte :Blog Cenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário