quarta-feira, 21 de outubro de 2009

População recebeu orientações sobre Segurança Alimentar

Cerca de 70 pessoas, entre profissionais ligados a alimentação, representantes do poder executivo e do poder legislativo, além da população de uma maneira em geral, participaram do I Seminário Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional promovido pela Secretaria de Assistência Social de São Lourenço da Mata. O evento, realizado na Câmara de Vereadores, serviu para apresentar as políticas de segurança alimentar desenvolvidas no município e no estado.

O credenciamento dos participantes aconteceu às 8h, seguido por um café da manhã. A mesa para o seminário foi composta pela vice-prefeita, Íris Moura, pela secretária de Assistência Social, Nadja Santana, pela Coordenadora de Segurança Alimentar do município, Vanise Alves, e pelo vereador Antônio Barros. A primeira apresentação foi da nutricionista da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária do estado, Taciana Verçosa, que falou sobre as Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional.

“Precisamos atentar para o cumprimento do direito humano a uma alimentação saudável, acessível e de qualidade. E este seminário precisa servir como um dos instrumentos de controle social das políticas públicas de segurança alimentar”, disse.

Já a superintendente de ações de segurança alimentar e nutricional da Secretaria Executiva de Assistência Social de Pernambuco, Mariana Suassuna, falou sobre algumas ações e programas desenvolvidos pela superintendência que podem servir de exemplos para o município. “É necessário que exista uma preocupação em reduzir esses índices de insegurança alimentar e também promover o acesso a alimentação”, lembrou.

Um dos pontos de destaque durante o seminário foram as boas condições de alimentação dos alunos das escolas públicas do município. A vice-prefeita de São Lourenço da Mata, Íris Moura, lembrou que os alunos recebem até quatro refeições por dia e que é importante conscientizar sobre uma boa alimentação desde cedo. “Segurança alimentar e nutricional é uma questão de educação. Nas escolas a gente vê o reflexo disto, pois muitas crianças se alimentam mal e estão acima do peso”, ressaltou.

Entre as ações promovidas pela Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional de São Lourenço da Mata, está o cadastro dos agricultores, o apoio às entidades produtivas existentes no meio rural e a equidade no acesso aos direitos sociais e de cidadania. Está ainda nos planos da Coordenação a realização de uma Conferência sobre o tema em 2010.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário