domingo, 11 de outubro de 2009

O BBB de Eduardo

O arsenal eletrônico montado no Palácio do Campo das Princesas para dar ao governador Eduardo Campos (PSB) condições de acompanhar a evolução das principais obras em andamento no estado mais parece o Big Brother Brasil (reality show exibido pela TV Globo). Segundo o secretário estadual de Imprensa, Evaldo Costa, as imagens são captadas por 12 câmeras de vídeo e renovadas a cada três dias. O sistema auxilia o governador a monitorar os projetos considerados estratégicos para a gestão socialista. Além das câmaras, o "Big Brother de Eduardo" conta com um painel de controle, onde são exibidos os relatórios, planos operativos e fotos das construções.

As imagens são exibidas em um telão instalado em uma sala do segundo andar do Palácio do Campo das Princesas, onde são realizadas, semanalmente, as reuniões de monitoramento. O governador também pode observar, no momento em que desejar, o andamento das obras em seu próprio gabinete. O "olho eletrônico" de Eduardo acompanha passo a passo o cronograma de atividades e controla de perto o desempenho dos auxiliares responsáveis pelo projeto.

Entre as construções "observadas" pelo socialista está o Hospital Metropolitano Sul/Dom Helder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho, dois trechos da duplicação da ciclovia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, e cinco Upas (Unidade de Pronto Atendimento), na Imbiribeira, São Lourenço da Mata, Igarassu, Olinda e Paulista. O hospital é uma promessa de campanha do governador. Em 2006, ele prometeu construir três hospitais. O Metropolitana Norte/Miguel Arraes, em Paulista, está em fase de conclusão. A data prevista para entrega é 15 de dezembro. A terceira unidade, o Pelópidas da Silveira, em São Lourenço da Mata, está em fase de licitação

A gerente geral de projeto especiais do governo, Tercília Vilanova, responde pelas construção das novas unidades de saúde no estado. Segundo ela, o governador promove todas as quintas-feiras uma reunião específica para avaliar o andamento das obras. "É ummonitoramento especial. Nos encontros, além de apresentar as imagens (fotos e vídeo), levamos a equipe técnica. A cada 15 dias, os diretores da empresa responsável pela obra também participam", contou. Nas terças-feiras ela costuma mandar as imagens atualizadas do fim de semana.

O secretário estadual de Imprensa, Evaldo Costa, explica que o uso de câmaras facilita o acompanhamento do serviço com dados recentes. "Renovamos o material com um prazo máximo de três dias. Então, o governador tem condições de ver o que está acontecendo em tempo quase real".

Eduardo Campos acompanha pessoalmente mais de 400 cronogramas de obras e ações. A cada cinco semanas, todas as áreas do governo apresentam o resultado do que foi feito no período. Nenhuma área do governo fica fora desse acompanhamento. "O modelo de gestão que nós desenvolvemos passa pelo acompanhamento das tarefas que cada membro da equipe recebe. Não há gestão se não há atribuição clara de responsabilidade e medição do resultado. E nós desenvolvemos a nossa maneira de gerir incorporando experiências exitosas de vários lugares", diz o governador.

A preocupação com o andamento das obras está ligada aos valores que estão sendo investidos no estado e, principalmente, à reeleição de Eduardo em 2010. "Nos primeiros meses deste ano, Pernambuco já investiu R$ 615 milhões, contra R$ 250 milhões no mesmo período de 2008. Este número é equivalente à média anual de investimentos entre 2003-2006", afirmou o secretário estadual de Planejamento e Gestão, Geraldo Júlio.

Fonte: Diario de Permanbuco

Um comentário:

  1. Acho melhor Eduardo Campos colocar a cabeça no lugar e fazer uma vizita no Hospital da Restauração ta faltando leito, medico, material de expediente, pra encurtar a historia ta faltando tudo, como e que ele esta querendo construir hospitais se ele não esta dando conta nem o que ja tem, fala serio Eduardo Campos e uma nota de 3 reais kkkkkkk

    ResponderExcluir