quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Sábado (17) é dia de vacinar seu cão ou gato contra a raiva

Neste sábado (17), cães e gatos com mais de dois meses de vida terão destino certo: os 40 pólos de vacinação antirrábica montados pela Secretaria de Saúde para atender os 14.276 animais do município. A imunização é contra uma doença já bem conhecida da maioria, a raiva.

Transmitida por meio de contato com animais doentes, ela deve ser eliminada até 2012, de acordo com meta do Ministério da Saúde. Por isso, os donos dos bichos não podem esquecer de levá-los no dia D da vacinação. A expectativa da Secretaria de Saúde é imunizar pelo menos 80% da população canina e felina da cidade.

Para isso, todos os 22 PSFs, escolas municipais e três postos volantes em carros que percorrerão áreas de difícil acesso, estarão aplicando a imunização, que vem com novidades neste ano. O Ministério da Saúde forneceu para todos os estados do Nordeste uma nova vacina, que substitui a antiga produzida com tecido cerebral de camundongos, pela produzida em cultivo de células, que oferece uma proteção mais duradoura aos animais. Apenas em 2010 todos os estados brasileiros devem dispor da novidade.

Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, José Martinez, a vacinação deve estar na agenda de todos os donos de animais. “É importante que as pessoas levem os cães e gatos para serem vacinados, pois queremos um forte programa de combate à raiva na cidade”, disse.

Os cartões de vacinação dos animais que já tomaram alguma dose da antirrábica devem ser apresentados no local. Os que ainda não possuem o documento, receberão no local.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário