terça-feira, 13 de outubro de 2009

Agricultores do Engelho Velho irão receber Declarações de Aptidão (DATs) do Incra

Mais uma ação inédita em São Lourenço da Mata já vem apresentando bons resultados. A iniciativa do prefeito Ettore Labanca em criar a Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional, vinculada a Secretaria de Assistência Social, voltou as atenções da Prefeitura para os assentamentos da área rural do município. E na sexta-feira (16), às 10h, a entrega de Declarações de Aptidão (DATs), emitidas pelo Incra, representa um marco para 37 agricultores do Engenho Velho, que veem no documento a oportunidade de uma vida melhor.

Desde o início do ano, a coordenadoria atua com quatro eixos: fortalecimento da agricultura, controle social, geração de vida e educação alimentar e nutricional. A entrega das DATs é resultado de reuniões mensais com a população dos assentamentos para a conquista do primeiro eixo do fortalecimento da agricultura. Em uma articulação com o Banco do Brasil, a coordenadoria garantiu a ampliação de crédito aos agricultores, disponível a partir do DAT, que se torna um meio de expansão da produção.

Além do Banco do Brasil, a coordenadoria também tem como parceiros o Incra, o Ipa e a assessoria técnica da Conap para melhor comercializar a produção dos agricultores. Nas reuniões mensais são repassadas informações não apenas do âmbito da agricultura, mas também dos programas da Secretaria de Assistência Social, como por exemplo, do enfrentamento a violência doméstica. Os assentamentos também recebem quinzenalmente os serviços da Secretaria de Saúde.

E segundo a coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional Vanise Alves, só agora os agricultores dos assentamentos se sentem olhados pela Prefeitura.“Eles sempre contam que não tinham esse apoio. Eles estão muito satisfeitos com a coordenadoria criada pelo prefeito Ettore Labanca e estão sendo sempre contemplados com ações em busca da melhoria da qualidade de vida deles”, contou.

Anteriormente, sem instruções, os agricultores utilizavam agrotóxicos em suas produções, o que inibe uma maior abertura para o comércio de alimentos e prejudica a geração de renda dos mesmos. Mas após serem informados, o método foi revertido. “Nós orientamos os agricultores em uma perspectiva de produção sem agrotóxico para ampliar a comercialização e garantir a expansão de seus produtos”, explicou Vanise.

Até agora já foram cadastrados os agricultores dos assentamentos Engenho Velho e Coep. Mas a ação segue nas visitas da coordenadoria. “Estamos fazendo o levantamento de todos os agricultores nas reuniões, mas quem por acaso faltar, pode procurar a Secretaria de Assistência Social para fazer o cadastramento”, disse Vanise.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário