sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Idosos recebem orientação sobre como se alimentar melhor

Os cuidados e os benefícios de uma boa alimentação na terceira idade foi o tema de uma palestra promovida pela Coordenadoria da Política de Segurança Alimentar em conjunto com a Coordenadoria da Pessoa Idosa e o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) na tarde da última quinta-feira (15), no CRAS de Beira Rio.

Um grupo de idosos do município recebeu as orientações da nutricionista Eveline Correia, que apresentou uma lista de comportamentos que devem ser seguidos e outros que precisam ser evitados. Mas não só sobre quais alimentos fazem bem ou mal os idosos tomaram conhecimento.

Um assunto bastante debatido foi a importância de ingerir líquidos durante todo o dia. “Quando ingerimos muito líquido durante o dia, nosso organismo funciona melhor e evitamos algumas doenças. Precisamos ingerir pelo menos dois litros de água por dia”, destacou a nutricionista.

Além disso, a palestra serviu também para reforçar a importância do contato social entre a pessoa idosa e seus familiares durante as refeições. Outra dica ressaltada durante a palestra foi sobre o banho de sol nos horários apropriados. “O melhor horário é no início da manhã ou no fim da tarde e com isso nosso corpo produz Vitamina D”, completou Eveline.

De acordo com a Coordenadora da Política de Segurança Alimentar, Vanise Alves, a falta de orientação na alimentação é o principal causador de doenças. “A população idosa é muito vulnerável. É nesta idade que aumentam os casos de hipertensão, diabetes e câncer e precisamos cuidar bem deste segmento”, lembrou Vanise.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário