quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Secopa quer diminuir uso do metrô durante o Mundial de 2014

O Plano de Mobilidade para a Copa do Mundo de 2014 continua sendo a prioridade da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa/PE) na manhã desta quinta-feira, o órgão realizou um evento para marcar os 200 dias que faltam para o Mundial de 2014, que será disputado no Brasil. A sede Recife será palco de cinco jogos - quatro pela primeira fase e um das oitavas de final. A coletiva serviu para que fosse feito um balanço de tudo o que foi realizado até o momento e também listou os pontos prioritários, que devem ser concluídos até o dia 15 de maio.
Entre as maiores pendências estão a conclusão de corredores de trânsito importantes para o acesso de torcedores à Arena Pernambuco, como o Corredor Leste-Oeste, o Corredor Norte-Sul e a Via Mangue. O Secretário Executivo da Secopa, Ricardo Leitão, também afirmou que pretende diminuir a carga de passageiros que utilizarão o metrô para ir aos jogos, já que durante a Copa das Confederações, em junho, foram constatados diversos problemas, principalmente no dia 16 de junho, na ocasião do jogo entre Espanha e Uruguai.
A ideia é fortalecer o uso dos ônibus, como os BRT´s, e ampliar o número de estacionamentos periféricos para a utilização de ônibus circulares. "Nossa intenção é reduzir a participação do metrô e ampliar a participação de transporte rodoviário, de forma que diminua a pressão sobre a Estação Cosme e Damião (próxima à Arena Pernambuco). Para isso, teremos ônibus saindo de estacionamentos periféricos em um raio de até 10km em torno do Estádio e utilização do BRT no corredor Leste-Oeste (que liga o Derby ao Terminal Integrado e à Estação do Metrô de Camaragibe", declarou Leitão.
CTSs Apesar de a Fifa ainda não ter divulgado a lista oficial dos Campos Oficiais de Treinamento (COTs) para a Copa do Mundo, a sede Recife já começa a se preparar para receber seleções em dias que acontecerão os jogos. Na coletiva realizada ontem, o Secretário executivo da Copa e Legado da Prefeitura do Recife, Danilo Moreira, anunciou um investimento de quase R$ 3 milhões em obras de pavimentação dos acessos ao CT Wilson Campos (do Náutico) e o CT José Médicis (do Sport)
"O processo de licitação está sendo iniciado agora e, até fevereiro, tudo deve estar pronto para que as obras sejam iniciadas. Esta é uma boa notícia, até pela dificuldade que tivemos durante a Copa das Confederações. Apesar de as partes internas dos CTSs serem de responsabilidade dos clubes, eles receberão essa facilidade na questão do acesso. As obras serão coordenadas pela Secretaria de Infraestrutura do recife e ficarão prontas até a Copa", detalhou o secretário.
Fonte :Folha de PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário